Medeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE- RODRIGO
EURIPEDES FOI UM DRAMATURGO GREGO QUE ESCREVEU A PEÇA MEDÉIA NO ANO DE 431 A.C., NAQUELA EPOCA O TEATRO ERA RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO DO HOMEM GREGO, EM PARTICULAR DO ATENIENSE E AS PEÇAS APRESENTAVAM DISCUSSOES SOBRE OS ACONTECIMENTOS COTIDIANOS DOS ATENIENSES, SE BASEANDO NOS MITOS. A MULHER TINHA UM PAPEL PARTICULAR NA CULTURA ATENIENSE QUE FOI DISCUTIDA DE UMAMANEIRA BASTANTE TRAGICA NESTA PEÇA.
INTRODUÇÃO- RODRIGO
O QUE PODERIA ACONTECER, SE UMA MULHER COBERTA DE EMOÇÃO E PAIXÃO, SENTIMENTOS IRRACIONAIS PARA OS GREGOS, EM OPOSIÇÃO AO HOMEM RACIONAL, DECIDISSE RESOLVER SUAS MAGOAS PELAS PRÓPRIAS MÃOS?
TRILHA SONORA

AMA- EDNA
AGORA TUDO LHE É ODIOSO, E ABORRECE-A O QUE MAIS AMA. TRAINDO A MINHA SENHORA E OS SEUS PROPRIOS FILHOS, JASAO REPOUSA NOTALAMO REGIO, TENDO DESPOSADO A FILHA DE CREONTE, QUE MANDA NESTAS TERRAS; E MEDEIA, DESGRAÇADA E DESPREZADA, CLAMA PELOS JURAMENTOS, INVOCA AS MAOS QUE SE APERTARAM, ESSE PENHOR MAXIMO, E TOMA OS DEUSES POR TESTEMUNHAS DA RECOMPENSA QUE RECEBE DE JASÃO.JAZ SEM COMER, O CORPO ABANDONADO A DOR, CONSUMINDO NAS LAGRIMAS TODO O TEMPO, DESDE QUE SE SENTIU INJURIADA PELO MARIDO, SEM ERGUER OS OLHOS,SEM DESVIAR O ROSTO DO CHAO. ABOMINA OS FILHOS E NEM SE ALEGRA COM VÊ-LOS.
MEDEIA - SAMARA
AI! DESGRAÇADA DE MIM E DOS MEUS MALES. AI, AI DE MIM, QUE FIM SERÁ O MEU?'
AI! AI! SOFRI, DESGRAÇADA, SOFRI MALES MUITO PARA LAMENTAR.Ó FILHOS MALDITOS DE MAE ODIOSA, PERECEI COM VOSSO PAI, E A CASA CAIA TODA EM RUINAS.
CORO - EDNA E O CLAYTON
COM JUSTIÇA CASTIGARAS O TEU MARIDO, Ó MEDEIA. NAO ME ADMIROQUE DEPLORES A TUA SORTE. MAS VEJO TAMBÉM CREONTE, O PRINCIPE DESTA TERRA, QUE SE APROXIMA, MENSAGEIRO DE NOVAS DELIBERAÇÕES.
CREONTE - RODRIGO
A TI, Ó MEDEIA DE OLHAR TURVO, COM TEU ESPOSO IRADA, EU DIGO QUE SAIAS COMO EXILADA DESTE PAIS, LEVANDO CONTIGO OS TEUS DOIS FILHOS. E NÃO HESITES. QUE EU SOU DE TAL ORDEM O ARBITRO, E NÃO VOLTAREI PARA MINHA CASA ANTES DE TE EXPULSAR DOS CONFINS DESTATERRA.
MEDEIA - SAMARA
AI! AI! DESGRAÇADA, QUE DE TODO ESTOU PERDIDA. PORQUE ME MANDAS EMBORA DESTA TERRA, Ó CREONTE?
CREONTE - RODRIGO
EU TEMO QUE FAÇAS A MINHA FILHA ALGUM MAL IRREPARAVEL. MOTIVOS DE TEMOR HÁ-OS DE SOBRA. TU ES POR NATUREZA ASTUTA E SABEDORA DE MUITOS ARTIFICIOS, E TORTURAS-TE POR ESTARES PRIVADA DO TALAMO CONJUGAL. OUÇO DIZER QUE ALGO AMEAÇAS FAZER AO QUE DÁ EM CASAMENTO,AO ESPOSO E A DESPOSADA. DISTO ME GUARDO, ANTES DE O SOFRERES. MELHOR É PARA MIM MOSTRAR-ME AGORA ODIOSO, Ó MULHER, DO QUE GEMER DEPOIS DE ENFRAQUECIDO.
MEDEIA - SAMARA
AI! AI! NAO É AGORA A PRIMEIRA VEZ, Ó CREONTE, MAS JÁ MUITAS VEZES A FAMA ME FOI NOCIVA E ME CAUSOU GRANDES MALES. E ENTÃO TU TENS MEDO DE MIM? MEDO DE SOFRERES ALGO DESAGRADAVEL, NÃO TEMAS Ó CREONTE DE ME TORNAR CULPADA CONTRAQUEM GOVERNA, POIS TU QUE MAL ME FIZESTE? DESTE A TUA FILHA A QUEM A ALMA TE INDICAVA. AO MEU ESPOSO, E ESSE É QUE EU DETESTO, TU CREIO EU QUE PROCEDESTE ASSIM COM SENSATEZ.
CREONTE - RODRIGO
DIZES PALAVRAS BRANDAS AOS OUVIDOS, MAS DENTRO DE TUA ALMA TENHO O TEMOR DE QUE PREMEDITES ALGUM MAL PARA MIM, E TANTO MAIS QUE ANTES ACREDITEI EM TI. MAIS SAI O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL, NÃO DISCUTAS. ÉASSIM QUE CONVÉM, E NÃO TERÁS ARTES DE FICAR JUNTO DE NÓS, TENDO MÁS INTENÇOES CONTRA MIM.
MEDEIA - SAMARA
NÃO, SUPLICO-TE PELA TUA FILHA HÁ POUCO DESPOSADA.
CREONTE - RODRIGO
ESTAS A GASTAR PALAVRAS, NUNCA ME CONVENCERIAS.
MEDEIA - SAMARA
EXPULSAS ME ENTÃO E NÃO TE AMERCEIAS DAS MINHAS PRECES?
CREONTE - RODRIGO
NÃO TE AMO MAIS A TI DO QUE A MINHA CASA. VAI-TE, Ó LOUCA, E LIVRA-ME DOSTRABALHOS.
MEDEIA - SAMARA
TRABALHOS SERÃO OS NOSSOS E DE MAIS NAO PRECISAMOS. ESSE DIA SÓ CONSENTE QUE EU FIQUE, A PENSAR NA MANEIRA DE NOS IRMOS E NA DIREÇÃO QUE HÃO DE TOMAR OS MEUS FILHOS, JÁ QUE O PAI NADA SE IMPORTA COM O QUE HÁ DE ARRANJAR PARA ELES. TEM PENA DELES. QUE TU TAMBÉM ÉS UIM PAI COM FILHOS. É NATURAL QUE TENHAS BENEVOLENCIA.
CREONTE - RODRIGO
A MINHA VONTADE E NADA É A DE UM...
tracking img