mecratronica

2476 palavras 10 páginas
CURSO ESPECIALISTA DE MECATRÓNICA AUTOMÓVEL
6430 Mecânica Aplicada

Mecânica Aplicada

Cinemática do ponto material

A cinemática é a parte da mecânica que estuda e descreve os movimentos, sem se preocupar com as suas causas. Seu objetivo é descrever apenas como se movem os corpos. A parte da mecânica que se preocupa com as causas do movimento é a dinâmica.

Em geral, na cinemática, estudamos o movimento de um corpo qualquer, tratando o mesmo como uma partícula ou um ponto material. Esta representação é possível devido às dimensões do corpo em movimento, considerado nestes estudos, serem desprezíveis em comparação com as demais dimensões que participam do fenômeno.
Por exemplo, um automóvel de 3,5 metros de comprimento, desloca-se por cerca de 200 quilômetros, na cinemática consideramos o comprimento do carro desprezível em relação à distância percorrida, logo tratamos o mesmo como uma partícula ou um ponto material.
A variação, em função do tempo, da posição de um corpo em relação a outro corpo que serve de referência. Referencial é todo corpo ou ponto em relação ao qual se verifica a variação de posição de um outro corpo.

Movimento, repouso e trajetória
Quando a posição de um corpo varia, em relação a um dado referencial, durante um intervalo de tempo qualquer, diz-se que há movimento. Por outro lado, se a posição do corpo não varia, em relação a um referencial, durante um intervalo de tempo, diz-se que esse corpo está em repouso.
A trajetória de um corpo pode ser entendida como o caminho que ele percorreu durante sucessivos instantes de tempo, ao longo de seu movimento. Por exemplo, imagine um pacote de mantimentos arremessado de um avião. Do ponto de vista do piloto do avião, a trajetória do pacote é aproximadamente retilínea e vertical. Já para um observador na Terra, a trajetória descrita pelo pacote será parabólica. Assim, os conceitos de movimento, repouso e trajetória dependem do referencial
adotado.

Relacionados