Mecatronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TTL
A tensão nominal de um Ci TTL é de VCC = 5V

Atualmente a Família TTL e a CMOS são as mais usadas, sendo empregadas em uma grande quantidade de equipamentos digitais e também nos computadores e periféricos.

3.3 - A família TTL
A família TTL foi originalmente desenvolvida pela Texas Instruments, mas hoje, muitos fabricantes de semicondutores produzem seus componentes.
Esta família éprincipalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.
Assim, podemos rapidamente associar qualquer componente que comece pelo número “74” à família TTL.
Na figura 4 mostramos uma porta típica TTL. Trata-se de uma porta NAND de duas entradas que logo chama a atenção pelo fato de usar umtransistor de dois emissores.

Figura 4 - Uma porta NAND TTL.

A característica mais importante desta família está no fato de que ela é alimentada por uma tensão de 5 V.
Assim, para os componentes desta família, o nível lógico 0 é sempre a ausência de tensão ou 0 V, enquanto que o nível lógico 1 é sempre uma tensão de +5 V.
Para os níveis lógicos serem reconhecidos devem estar dentro defaixas bem definidas.
Conforme verificamos na figura 5, uma porta TTL reconhecerá como nível 0 as tensões que estiverem entre 0 e 0,8 V e como 1 os que estiverem numa outra faixa entre 2,4 e 5 V.

Figura 5 - Faixas de tensão reconhecidas como 1 e 0 (nível alto e baixo).

Entre essas duas faixas existe uma região indefinida que deve ser evitada.
Há centenas de circuitos integra-dos TTLdisponíveis no mercado para a realização de projetos. A maioria deles está em invólucros DIL de 14 e 16 pinos, conforme exemplos da figura 6.

Figura 6 - As funções mais simples TTL são encontradas nestes invólucros.

As funções mais simples das portas disponíveis numa certa quantidade em cada integrado usam circuitos integrados de poucos pinos.
No entanto, à medida que novas tecnologias foramsendo desenvolvidas permitindo a integração de uma grande quantidade de componentes, surgiu a possibilidade de colocar num integrado não apenas umas poucas portas e funções adicionais que serão estudadas futuramente como flip-flops, decodificadores e outros mas, também interligá-los de diversas for-mas e utilizá-los em aplicações específicas.
Diversas etapas no aumento da integração foram obtidase receberam nomes que hoje são comuns quando falamos de equipamentos digitais e computadores em geral. Temos as seguintes classificações para os graus de integração dos circuitos digitais:

SSI - Small Scale Integration ou Integração em Pequena Escala que corresponde a série normal dos primeiros TTL que contém de 1 a 12 portas lógicas num mesmo componente ou circuito integrado.
MSI - MediumScale Integration ou Integração de Média Escala em que temos num único circuito integra-do de 13 a 99 portas ou funções lógicas.
LSI - Large Scale Integration ou Integração em Grande Escala que corresponde a circuitos integrados contendo de 100 a 999 portas ou funções lógicas.
VLSI -Very Large Scale Integration ou Integração em Escala Muito Grande que corresponde aos circuitos integrados commais de 1000 portas ou funções lógicas.

3.4 - Outras Características da Família TTL
Para usar corretamente os circuitos integrados TTL e mesmo saber como testá-los, quando apresentam algum problema de funcionamento, é importante conhecer algumas de suas características adicionais.
Analisemos as principais características lembrando os níveis lógicos de entrada e saída admitidos:-Correntes de entrada:
Quando uma entrada de uma função lógica TTL está no nível 0, flui uma corrente da base para o emissor do transistor multiemissor da ordem de 1,6 mA, figura 7.

Figura 7 - Corrente de entrada no nível baixo (0).

Esta corrente deve ser levada em conta em qualquer projeto, pois, ela deve ser suprida pelo circuito que excitará a porta.
Quando a entrada de uma porta lógica TTL...
tracking img