Mecanismos do Fluxo Subterrâneo: Equacionamento (Bidimensional e Transiente) e Solução Analítica

2809 palavras 12 páginas
PARECER TÉCNICO
Mecanismos do Fluxo Subterrâneo: Equacionamento (Bidimensional e Transiente) e Solução Analítica.
Introdução
Os fenômenos de transporte em solos podem ser definidos como sendo o movimento de determinado composto em meio a uma ou mais camadas de solo, em ambientes saturados ou não. A migração destes compostos é influenciada por vários fatores, os quais determinam uma maior, menor ou nenhuma movimentação deste no solo.
O movimento destes compostos não depende apenas do fluxo do fluido no qual essas substâncias se dissolvem, mas também de mecanismos que por sua vez dependem de processos físicos, químicos e biológicos, aos quais essas substâncias são submetidas.
A compreensão desses mecanismos e a análise e modelagem numérica do problema, associados a programas de monitoramento de campo, permitem a avaliação da migração de determinados compostos no subsolo e águas subterrâneas. A modelagem do movimento de água e solutos no solo é importante para a compreensão de formas para reduzir a poluição das águas superficiais e subterrâneas (Rogers, 1994).
Segundo Govindaraju (1996) os modelos para simulação do transporte de solutos pelo escoamento superficial negligenciam a parcela de produto químico que, adsorvido às partículas do solo, é transportado como consequência do processo erosivo. A inclusão desse processo físico resulta em melhoria na predição das perdas de solutos, pelo escoamento superficial.
O desenvolvimento de modelos matemáticos para se descrever, com precisão, o transporte de água e solutos, é bastante difícil. As equações que descrevem esses processos, em condições reais de campo, apresentam grande complexidade (Cox et al., 1994);
Conceitos e Justificativa O estudo do transporte dos componentes químicos da vinhaça no perfil do solo é importante, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. O uso da modelagem computacional nos permite de maneira precisa e rápida o monitoramento do deslocamento de solutos, importante na

Relacionados

  • Caixa
    66109 palavras | 265 páginas