Mecanismos De Defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Repressão ou recalcamento:
Segundo Freud, a maior de todas as defesas. consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade. Algumas doenças psicossomáticas podem estarrelacionadas com a repressão. É um processo através do qual se elimina da consciência partes inteiras da vida afetiva e relacional profunda.

Regressão:
É o processo de retorno a uma fase anterior dodesenvolvimento, onde as satisfações eram mais imediatas, ou o desprazer era menor. Um exemplo é o comportamento de crianças que, na dificuldade em seus relacionamentos com outras crianças, retornam, porexemplo, a fase oral e retomam o uso de chupetas, ou ainda, comem excessivamente.

Projeção:
É um processo através do qual se elimina da consciência partes inteiras da vida afetiva e relacionalprofunda. A tendência é que o indivíduo repudie impulsos ou comportamentos indesejáveis, atribuindo a outros. 

Introjeção:
Significa incorporar para dentro de nós mesmo normas, atitudes, modos de agir epensar que são dos outros não verdadeiramente nossos. É o oposto de projeção.

Identificação:
Esse mecanismo é a base da constituição da personalidade humana. Como exemplo podemos citar o momento emque as crianças assimilam características parentais, para posteriormente poderem se diferenciar.

Isolamento: 
Distanciamento de uma pessoa ou objeto que causa desconforto por algum motivo ou isolar umcomportamento ou pensamento interrompendo qualquer ligação.

Anulação:
Significa ter ações que contestam ou desfazem um dano que o indivíduo imagina que pode ser causado por seus desejos. Fazer oinverso do ato ou do pensamento procedente.

Negação:
É a tentativa de não aceitar na consciência algum afeto que perturba o ego. Os adultos tem a tendência de fantasiar que certos acontecimentos nãosão, de fato, do jeito que são, ou que na verdade nunca acontecem. O indivíduo reinterpreta as situações.

Formação Reativa:
Trata-se de uma inversão clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro...
tracking img