Mecanismos de defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice


Índice 1
Introdução 2
O Deslocamento 3
A Compensação 4
Conclusão 5
Bibliografia 6

Introdução


Quando somos extremamente pressionados externamente por situações que nos colocam fora da chamada “zona de conforto”, uma série de reações, até mesmo fisiológicas, podem ser desencadeadas dando inicio a uma satisfação momentânea. Porém quando esse tipo de pressão é interna,proveniente de instintos intrapessoais, tais como um elevado nível de tensão entre o id e o superego, sendo o ego incapaz de manter a harmonia por si só entre ambos, o mesmo cria mecanismos para aliviar essa tensão e o nível de angústia. Tais mecanismos foram chamados por Freud de mecanismos de defesa. Dentre os diversos mecanismos de defesa existentes apontaremos para dois em específico para análise edissertação, o deslocamento e a compensação. Ambos estavam presentes nos estudos de Freud sobre a psique e os mecanismos neuróticos que foram à base para nosso trabalho.


















O Deslocamento


É sabido que o prazer é diretamente ligado ao mais íntimo componente do aparelho psíquico, o id, e que o mesmo não conhece conceitos como razão, moral, ética e leis, porexemplo. Os impulsos emitidos pelo id serão sempre confrontados pelos limites delimitados pelo superego, esse conflito é gerido pelo ego que busca a harmonia entre ambos.

Um mecanismo de defesa utilizado pelo ego para satisfazer o id e o superego aliviando as tensões causadas por esse conflito é o deslocamento. O deslocamento se dá pela transferência da carga psíquica de uma representação mental aoutras, que estejam ligadas à mesma emocionalmente, por exemplo, alguém que tenha passado por uma experiência desconfortável com um policial, interaja de maneira cautelosa com outros policiais.

O deslocamento se da também quando o indivíduo transfere forte carga psíquica, um sentimento extremado de raiva, por exemplo, de um cenário pouco aceitável socialmente para um que possa ser mais bemcompreendido pelo o meio que o cerca, por exemplo, ao receber um feedback mal conduzido de seu líder imediato, um funcionário, imediatamente, tem uma forte vontade de ter uma reação agressiva contra o mesmo (impulso desencadeado pelo id), porém sabe que se o fizer, perderá seu emprego e não poderá cumprir com suas obrigações financeiras (limite imposto pelo superego) diante de forte pressãopsicológica e elevado nível de angústia, o ego julga-se incapaz por si só para manter o equilíbrio entre o id e o superego, daí a necessidade de um mecanismo de defesa. Seguindo no exemplo proposto, ao invés de gritar com o seu líder, o funcionário mantém a calma frente ao seu gestor até que seja finalizado o feedback, logo que isso acontece, o mesmo se dirige até o banheiro e da repetidos socos na parede,como se ela fosse a culpada pelo fato gerador da angústia, caracterizando ai o deslocamento.

Tal mecanismo demonstra um certo nível de maturidade do ego, pois tende a resistir, em partes, a satisfação imediata proposta pelo id. Porém tal maturidade não é considerada o ápice da evolução do ego, pois ao deslocar esse sentimento a um grupo de pessoas ou a um outro cenário, ele não é resolvido, éapenas postergado ou apresentado de uma maneira mais aceitável socialmente.














A Compensação





Willian James, um dos pais da psicologia, em sua obra “Psychology: The briefer course” (1892) definiu auto-imagem (self) como a imagem que o individuo têm de si, e é neste conceito que residem os problemas de angústia que o ego tenta aliviar utilizando o mecanismo dedefesa compensação.

Compensação é o processo pelo qual o indivíduo se compensa por alguma insuficiência que ele tenha identificado em sua auto-imagem com outra competência que ele possa valorizar e julgar suficiente para suprir a lacuna inicial. Digamos que um jovem estudante tenha forte ambição em tornar-se um grande matemático, porém para que possa satisfazer esse desejo será necessário que...
tracking img