Mecanismos de defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compensação e Deslocamento

São dois mecanismos de defesa.

Mudam conforme o modo de agir da pessoa, e Grau do problema.

São utilizados pelo ego.

Mecanismos dedefesas são ativados quando o Ego passa por situações que fogem a sua normalidade, quando o indivíduo é deslocado de sua zona de conforto.

São divididos em: Defesas bem sucedidas, que geram acessação daquilo que se rejeita. E: Defesas ineficazes, que exigem repetição ou perpetuação do processo de rejeição, a fim de impedir a irrupção dos impulsos rejeitados.

Deslocamento

Équando é representado o todo por uma parte ou individuo. Uma idéia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada a ela. É o caso de alguém que tendo tido uma experiênciadesagradável com um policial, reaja desdenhosamente, em relação a todos os policiais. Muito presente nos sonhos, onde uma coisa representa a outra. Também se manifesta na Transferência, fazendo com que oindivíduo apresente sentimentos em relação a uma pessoa que, na verdade, lhe representa uma outra do seu passado.

A SUBSTITUIÇÃO, processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas quenão pode ser possuído, é inconscientemente substituído por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. É uma forma de deslocamento .

Compensação

Compensação: é o processo psíquico emque o indivíduo se compensa por alguma deficiência, pela imagem que tem de si próprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, então, passa a considerar como um trunfo. Exemplo: umaluno ruim nos esportes se consola por ser bom em matemática.



PESQUISAR

FENICHEL,O., Teoria Psicanalítica das Neuroses.Atheneu.2000
GREENSON,R.R., A Técnica e a Prática daPsicanálise. Imago.RJ. 1981
LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulário de Psicanálise (2000), Martins Fontes S.P.
CARVALHO, UYRATAN . Psicanálise I . Isbn.RJ.2000
HENRY EY. Manual de Psiquiatria.5º Edição....
tracking img