Mecanismos de defesa da planta a estresse térmico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MECANISMOS DE DEFESA DA PLANTA A ESTRESSE TÉRMICO

As plantas passam constantemente por diversas situacões de estresses e conseguem modular respostas de defesa de forma a superar tais estresses eretornar ao metabolismo normal.
Entender o mecanismo de defesa das plantas, facilita o desenvolvimento de
cultivares mais resistentes a diversas doenças, bem como a determinacão de relacõesevolutivas e bioquimicas entre diferentes espécies de plantas e seus respectivos predadores. A Temperatura e a radiação solar é um dos fatores que mais limitam o crescimento e desenvolvimento das plantas.Toda energia necessária para a realização da fotossíntese, processo que transforma o CO2 atmosférico em energia metabólica, é proveniente da radiação solar (TAIZ & ZIEGER, 2004).
Para seproteger as folhas desenvolveram mecanismos de respostas que podem estar diretamente relacionadas com defesa e proteção, são adaptações que visam reduzir as oscilacões drásticas de temperatura, umidade,radiacão solar, ataque de pestes ou patógenos, dentre outros.
Consideramos, geralmente, adaptação como um processo que ocorre a longo prazo, envolvendo muitas gerações, mas ela também pode ocorrerdurante o período de vida de um indivíduo, quando então é chamada aclimatação.
Vamos abordar alguns mecanismos de tolerânçia ao calor e ao frio.
Quando a temperatura esta elevada plantas de climatemperado realizam a fotossíntese com menor eficiência, ou seja, apresentam uma queda na incorporação de gás carbono na produção de açúcar. Isso se deve ao fato de que parte do gás carbono originalmenteabsorvido é perdida através de fotorrespiração na superfície da folha. Plantas tropicais, como a cana-de-açúcar, por exemplo, são capazes de resistir ao clima quente e manter-se produtivas graças a umamodificação no seu mecanismo fotossintético: o gás carbônico, que seria perdido por fotorrespiração na superfície da folha, é coletado e trazido de volta ao interior do cloroplasto, onde se processa...
tracking img