Mecanismos de controle de constitucionalidade concentrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MECANISMOS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONCENTRADO


Noções Gerais          

De acordo com o sentido jurídico (formal) proposto por Hans Kelsen, a Constituição é a norma jurídicado mais alto grau hierárquico na estrutura interna de um país. Como corolário de sua supremacia está o respeito que as normas infraconstitucionais devem guardar sobre o texto Maior. O controle deconstitucionalidade busca verificar a compatibilidade entre leis a atos normativos, desde que dotados de características próprias da lei (abstração, generalidade etc.), e a Constituição, com a finalidadede elucidar e sanar pechas eventualmente existentes.

Controle concentrado (por via direta, abstrato)

Feito por ação própria, nesta modalidade de controle objetiva-se o confronto direto danorma abstratamente considerada perante a Constituição Federal. No âmbito dos estados-membros também é possível a realização de controle concentrado de constitucionalidade das leis e atos normativosestaduais e municipais em face das respectivas Constituições Estaduais.

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn ou ADI) genérica

Em síntese, são características da ADIn: a) compete ao STFapreciá-la; b) o art. 103 da CF determina os legitimados (alguns devem demonstrar a chamada pertinência temática: incs. IV, V e IX); c) cabível contra lei ou ato normativo federal, estadual oudistrital (se referente ao exercício de competência estadual) editados após o advento da CF de 1988; d) não cabe ADIn com relação a lei orçamentária, pois não carrega consigo a característica de abstrata;e) o julgamento do mérito possui efeitos ‘erga omnes’, vinculante (aos órgãos do Judiciário e à Administração Pública) e, em regra, ‘ex tunc’ (é possível a modulação de efeitos); f) efeitos da liminar:‘erga omnes’ e, em regra, ‘ex nunc’ (vide art. 11, § 1º, Lei 9.868/99); g) a declaração de inconstitucionalidade possui efeito repristinatório; h) é ação de cognição aberta (o STF não fica...
tracking img