Mecanismo robotico simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecanismo articulado para jogo de embaralhar copos






Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a aplicação de ferramentas de metodologia de projetos junto aos alunos de Engenharia de controle e automação da FAJ (Faculdade de Jaguariúna), na construção de um mecanismo articulado automatizado planejado para um jogo de esconder objetos sob copos. Oprojeto teve a duração de 5 meses e contou com a supervisão dos professores das áreas relacionadas. Foram utilizadas ferramentas de projetos como mapa mental, cronograma, brainstorming 635 e solidworks 2010. A disponibilidade de materiais, pessoas e tempo não permitiram a realização de um projeto mais elaborado, porém isso foi compensado tanto pela supervisão de professores de diversas áreas deconhecimento como pela aplicação do roteiro crítico de projetos em cursos de graduação. Com resultado, obteve-se um mecanismo articulado automatizado didático dotado de garra, braço e base que será usado na mostra de robôs da FAJ.


Palavras – chave: Mecanismo articulado, Automação, área de lazer.



Introdução

O uso de robôs na realização de tarefas domésticas e para diversão tem aumentadomuito nos últimos anos. Um breve estudo histórico sobre o uso de robôs com tais finalidades mostra que os robôs domésticos começaram a surgir a partir do século XXI, com o lançamento de robôs aspiradores de pó por empresas multinacionais como Sony, Eletrolux e Karcher (sbpcnet, 2006). Na área de lazer, em território nacional, a robótica direcionada à diversão começou a surgir em 2001 na Unicamp coma primeira “guerra de robôs”. Nesse evento, os robôs remotamente manipulados pelos seus donos “lutavam” uns com os outros. O vencedor era aquele que conseguia funcionar por mais tempo.
O evento, apesar de possuir um forte caráter tecnológico, conseguiu disseminar a robótica entre os estudantes e entusiastas (comciencia, 2005). Nos dias atuais, o crescimento da robótica voltada à diversão estámuito acentuado, tanto que uma feira em Taiwan apresentou recentemente robôs capazes de tocar pianos, jogar jogo da velha e realizar tarefas domésticas (BBC, 2010).
Fica claro que robôs capazes de interagir com o público são capazes de tornar a robótica mais interessante e atraente principalmente para pessoas leigas. No mundo de hoje é possível encontrarmos robôs com muitas similaridades de umser humano, porém os custos ainda elevados, as dificuldades de implementar um projeto com tecnologia de ponta e o tempo disponível para a realização impedem de serem usados para finalidades didáticas.
Com o objetivo de construir um robô para divertir o público que estará presente em um evento realizado na FAJ, foi projetado um manipulador articulado para realizar uma brincadeira simples, poréminteressante. O participante terá três copos virados com a boca para baixo sob os quais poderá esconder uma pequena bola. O manipulador, obedecendo a um programa, irá tentar adivinhar sob qual copo o participante escondeu a bolinha.
Com supervisão do professor Geraldo Gonçalves Delgado Neto, foram usadas ferramentas de projetos como mapa mental auxiliado pelo software Freemind e ferramentas decriatividade como o método brainstorming 635. A ferramenta de desenho técnico Solidworks 2010 também foi usada na elaboração dos desenhos das peças que irão compor o projeto.

2 – O Projeto

2.1 – PROJETO TEMÁTICO – FAJ

A cada semestre, a Faculdade de Jaguariúna permite aos alunos do curso de Engenharia e Controle de Automação uma maneira de aplicar a teoria, a prática através de projetostemáticos.
Ao todo, os alunos realizarão 10 projetos diferentes, para que a realização desses seja possível é necessário que o aluno tenha um sólido trabalho em equipe contribuindo de forma significativa na área de maior conhecimento. A aplicação de conceitos, formulas e diversas teorias aprendidas em sala de aula em projetos multidisciplinares, permite ao aluno obter conhecimentos práticos e...
tracking img