Mecanismo de defesa da psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecanismos de defesa da Psicanálise
Os principais Mecanismos de Defesa psicológicos descritos são: fantasia, repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção, regressão esublimação. Todos estes mecanismos podem ser encontrados em indivíduos saudáveis, e sua presença excessiva é via de regra, indicação de possíveis sintomas neuróticos. Freud não pretendeu que suasobservações sobre Mecanismo de Defesa fossem inteiramente originais. Ele citava outras observações sobre o tema.
A presença dos mecanismos é freqüente em indivíduos saudáveis, mas, em excesso é indicaçãode sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos, como por exemplo, e principalmente, o excesso dos mecanismos de projeção, negação da realidade eclivagem do ego.

Fantasia
Mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação ilusória para os desejos que não se podem realizar - o inconsciente cria uma satisfação-substituta que fica em lugar darealidade. É um mecanismo defensivo que alivia a tensão, permitindo uma liberação ilusória da realidade não-satisfeita, ou uma satisfação imaginária dos desejos, cuja satisfação real tenha sido proibida pelarepressão. A fantasia é uma síntese integrada de idéias, sentimentos, interpretações e memória, predominando elementos instintivos e afetivos. Através da satisfação-substituta e omitindo a realidade,a fantasia pode ajudar a resolver os conflitos e prevenir a progressão da angústia. Freud demonstrou que os sonhos e a fantasia são processos que visam a avaliar a angústia.

Repressão
A essência daRepressão consiste em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a à distância (no inconsciente). A repressão afasta da consciência um evento, idéia ou percepção potencialmente provocadorasde ansiedade e impede, dessa forma, qualquer "manipulação" possível desse material. Entretanto, o material reprimido continua fazendo parte da psique, apesar de inconsciente, e que continua causando...
tracking img