Mecanismo de analgesia atraves do uso do tens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MECANISMO DE ANALGESIA ATRAVÉS DO USO DO TENS

Adriana Nichetti
Prof. Altair Pereira Júnior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Fisioterapia – Fisio 023
11/06/12

RESUMO
A tens é uma importante ferramenta para analgesia, sendo utilizada no tratamento de várias doenças como o câncer e sendo usada na recuperação do pós parto, diminuindo a dor e suspendendo o uso deremédios, proporcionando uma recuperação mais rápida, também é utilizada a tens nos pós operatórios, a tens pode ser modulada tanto para o tratamento da dor crônica como aguda, através de suas modalidades citadas no decorrer do trabalho, sua ação analgésica ocorre através da teoria das comportas.

Palvras –Chave: Tens; Teoria da Comporta: Analgesia.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho foi desenvolvido a fimde explicar como funciona o mecanismo de analgesia através do uso da tens, para isso é preciso traçar alguns conceitos preliminares e entender o que é a TENS, suas indicações e contra indicações, e por fim entender seu processo analgésico no organismo.
As correntes elétricas têm sido muito utilizadas nos tratamentos fisioterápicos e também tem ganhado muito espaço na estética, devido ao resultadoque proporciona, dentre as várias correntes elétricas, vamos nos ater ao TENS, que é o objetivo principal do nosso estudo.
Starkey afirma que:
“A utilização de correntes elétricas terapêuticas constitui um dos vários recursos utilizados na fisioterapia. Uma vez moduladas com parâmetros apropriados, estas correntes podem atuar em diferentes condições, tais como: promover analgesia, contraçõesmusculares, melhoria do fluxo circulatório local, drenagem de líquidos, tonificação ou relaxamento muscular, bem como incentivar a regeneração e a cicatrização de diversos tecidos corporais”.

2 TENS – ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA

Estimulação elétrica nervosa transcutânea, mais conhecida como TENS, é uma corrente de baixa freqüência com fins terapêuticos com dispositivo deestimulação que emitem corrente elétricas através da pele, desde que ela não esteja lesionada e com alteração da sensibilidade. Rushton relata que:
“uma das principais correntes elétricas terapêuticas, utilizadas em processos álgicos agudos e crônicos, chamada TENS, cuja tradução em inglês refere-se a uma estimulação elétrica nervosa transcutânea, é usada com finalidade de influenciar e modular o processode neurocondução da dor e atuar sobre a liberação de opióides endógenos a nível medular e da hipófise”.
Alguns autores afirmam que a TENS pode ser administrada para bloqueio da dor deixando todas as outras sensações intactas.
Melo de Paula, Molinero de Paula, Dias e Mattei, dizem que a Tens é uma modalidade terapêutica não invasiva, de fácil manejo que não apresenta efeitos colaterais ouinterações com medicamentos, sendo utilizada para o alívio da dor pela estimulação de nervos periféricos, baseada na teoria das comportas.
Muito embora a TENS tenha sido estudada desde o final da década de 70, em condições inflamatórias, como método de analgesia na dor pós-operatória,em situações que envolveram a implantação de osteossíntese, em reconstruções musculares e tendinosas bem como em cirurgiasabdominais e pélvicas, trata-se de uma terapêutica ainda desconhecida por alguns profissionais da saúde e que apresenta algumas divergências de opinião em relação ao seu poder analgésico. (Lianza, 2001)
O uso da tens é indicado no tratamento de dores agudas ou crônicas, podendo ser ajustado o aparelho dentro de suas modalidades, as principais são convencional, acupuntura, breve intensa e burst,estes métodos tem a vantagem de não requerer ingestão ou injeção de medicamentos. O alivio da dor ocorre exclusivamente em conseqüência dos estímulos elétricos aplicados sobre a pele (Dr. Heinz Konrad).
Ferreira e Payno relatam que:
“O uso deste recurso terapêutico se constitui num método simples, prático, de baixo custo e de resolução rápida, sem, no entanto, promover efeitos colaterais...
tracking img