Mecanismo de ação dos corticosteróides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1540 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hormônios Adrenocorticais

O córtex da supra-renal sintetiza duas classes de esteróides: os corticosteróides (glicocorticóides e mineralocorticóides), que possuem 21 átomos de carbono, e os androgênios, que apresentam 19. Historicamente, as ações dos corticosteróides foram descritas como glicocorticóides (reguladoras do metabolismo de carboidratos) e mineralocorticóides (reguladoras doequilíbrio eletrolítico). Os corticosteróides da supra-renal diferem em suas atividades glicocorticóides e mineralocorticóides relativas.


Mecanismo de ação dos glicocorticóides

O colesterol é o principal precursor da síntese de cortisol e de aldosterona. É captado a partir da circulação. O colesterol plasmático é transportado tanto por lipoproteínas de alta densidade quanto por lipoproteínas debaixa densidade, sendo a principal fonte de colesterol nos seres humanos; o córtex supra-renal apresenta receptores para essa lipoproteínas.
O colesterol adrenocortical é esterificado e armazenado dentro de gotículas lipídicas citoplasmáticas. O colesterol é hidrolisado e transportado para a mitocôndria onde é convertido em pregnenolona. Exigindo a presença de fosfato de dinucleotídioadenina-nicotinamida, de oxigênio e do sistema oxidase de função mista P-450 citocromico.
A pregnenolona é transferida da mitocôndria para o retículo endoplasmático liso, onde a maior parte é hidroxilada pela enzima 17 α-hidroxipregnenolona, que é convertida em 17 α-hidroxiprogesterona.
A síntese e a secreção de cortisol são reguladas pelo hormônio hipofisário corticotropina (ACTH). O ACTH ésecretado na circulação periférica e atinge seus receptores na superfície das células adrenocorticais. Com a interação do ACTH é desencadeado um aumento dependente de AMPc, resultando num aumento de cortisol e de sua secreção. O ACTH atua como fator de crescimentoem relação ao córtex supra-renal. A produção hipofisária de ACTH é sensível a supressão de glicocorticoides exógenos sendo administrada commuito cuidado para fins terapêuticos, já que a administração crônica resulta em atrofia adrenocortical, prejudicando na biossíntese de glicocorticoides.
A maior parte do ACTH é secretado na forma de uma série de episódios secretórios, seguida por um igual número de surtos de secreção de cortisol no plasma. Em um período de 24 horas, ocorrem aproximadamente 8 a 10 picos de ACTH e cortisol,tem maior frequência no inicio da manhã e menor ao final da tarde.
Receptor para glicocorticóides – Todos os glicocorticoides naturais e sintéticos atuam através da ligação a um receptor citoplasmático especifico para glicocorticoides. Esse receptor é uma proteína de cerca de 800 aminoacidos.
A forma inativa do receptor para glicocorticoides localiza-se no citoplasma. A ligação de umglicocorticoide ao seu receptor resulta na dissociação da proteína 90 de choque térmico e libera o domínio de ligação do DNA do receptor, que passa a estar disponível para interação com o DNA. Essa sequencia é chamada de ativação do receptor de glicocoticoides.


Mecanismo de ação dos mineralocorticóides

Receptor de mineralocorticóides - Da mesma que o receptor de glicocorticóides, o receptor demineralocorticóides também é um fator de transcrição ativado por ligante e se fixa a um elemento hormônio-responsivo muito semelhante, porém diferente. Embora suas ações tenham sido estudadas em menor detalhe que as do receptor do glicocorticóide, os princípios básicos de ação parecem ser similares; em particular, o receptor de mineralocorticóides também se associa à HSP90 e também ativa atranscrição de grupos distintos de genes dentro dos tecidos-alvo. Até o momento, estudos não identificaram diferenças nos pontos de identificação de ADN para receptores de glicocorticóides e mineralocorticóides, o que explicaria suas capacidades diferenciadas de ativar grupos distintos de genes-alvo. Entretanto, os receptores de glicocorticóides e mineralocorticóides, aparentemente, diferem em suas...
tracking img