Espiral do Conhecimento
Existem algumas interações entre os conhecimentos tácito e explícito e entre indivíduo e organização, ou seja, podem ser convertido e resultam em quatro processos deconversão do conhecimento que constituem o modelo SECI (espiral do conhecimento).






Ou seja, o espiral do conhecimento é um ciclo de conhecimentos adotado dentro de uma organização.

Espaço BA
OEspaço BA serve como base para a criação do conhecimento que pode ser físico, virtual, menta ou todos juntos e foi adequado para cada etapa do Espiral do Conhecimento, sendo eles:
• BA da Criação (Solicialização) – A Criação do conhecimento se dá por meio de troca de experiências entre os indivíduos, responsável pelas habilidades individuais.
• BA da Interação ( Externalização) – É a união doconhecimento tácito e explicito, ou seja, o individuo compartilha suas experiências.
• Cyber BA ( Combinação ) – Envolve combinações de conhecimentos explícitos diferentes em troca de e-mail,documentações, etc.
• BA do Treinamento ( Internalização ) - Dá origem do conhecimento explícito em tácito, se cria novos procedimentos na organização pela prática.

Bibliografia: MauricioUriona-Maldonado
Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Pesquisador do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (NGS/UFSC). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC)A) Construir o BA é suficiente para que a empresa administre o processo de criação do conhecimento?Justifique.
R: Construir um BA não é o suficiente para que a empresa administre o processo dinâmicode criação do conhecimento. O BA deve ser “energizado” para dar energia e qualidade ao processo de criação do conhecimento. Ele precisa ser um local auto-organizado com sua própria intenção, direção,interesse ou missão.
Para funcionar o espaço BA também é necessária a colaboração dos funcionários da organização que nada mais é o conhecimento compartilhado.


B) No processo de criação do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Mecanicistas x organizações flexíveis existiria um meio termo trabalhos escolares e acadêmicos prontos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mecanicistas-x-Organiza%C3%A7%C3%B5es-Flex%C3%ADveis-Existiria-Um/323684.html

MLA

"Mecanicistas x organizações flexíveis existiria um meio termo trabalhos escolares e acadêmicos prontos" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mecanicistas-x-Organiza%C3%A7%C3%B5es-Flex%C3%ADveis-Existiria-Um/323684.html>.

MLA 7

"Mecanicistas x organizações flexíveis existiria um meio termo trabalhos escolares e acadêmicos prontos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mecanicistas-x-Organiza%C3%A7%C3%B5es-Flex%C3%ADveis-Existiria-Um/323684.html>.

CHICAGO

"Mecanicistas x organizações flexíveis existiria um meio termo trabalhos escolares e acadêmicos prontos." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Mecanicistas-x-Organiza%C3%A7%C3%B5es-Flex%C3%ADveis-Existiria-Um/323684.html.