Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 7

Formas de Custeio: Custo Padrão

Aulas dos dias 12; 19

Como objetivos de aprendizagem, este capítulo desenvolve:
➢ Os conceitos, finalidades e tipos de custo padrão;
➢ As diferenças entre o custo padrão e os custos orçados e estimados;
➢ Critérios para a construção do custo padrão dos elementos do custo de um produto;
➢ Metodologia para a apuração e aanálise das variações entre o custo real e o custo padrão;
➢ Considerações sobre o custo padrão, tecnologias e conceitos de produção e o sistema de informação contábil.

Definido o método de custeio, a etapa seguinte consiste em escolher a forma ou o sistema de custeio. Como já vimos, a forma de custeio está ligada à teoria e aos modelos de mensuração. Nesse momento, trata-se de optar pelo padrãomonetário a ser utilizado dentro do método de custeio.
O modelo de mensuração natural parece ser obviamente o custo real. Nos primórdios da contabilidade de custos, isso era uma verdade. Contudo, a consolidação dos conceitos de planejamento, orçamento, administração por metas ou objetivos, desenvolvimento de produtos trouxe a necessidade gerencial de antecipação da informação do custo futuro dosprodutos e serviços. Tendo em vista que para calcular o custo real é necessário o uso de informações passadas, surgiu o conceito de custo padrão. O custo padrão é calculado com base em eventos futuros de custos ou eventos desejados de custos, que podem ou não acontecer na realidade da empresa.


7.1 Definição

Segundo Peleias (1999), um padrão representa medidas físicas e monetárias,relativas a elementos de receita e ao custo dos eventos, transações e atividades adequadamente mensurados, que deveriam ser atingidos a partir de condições preestabelecidas, vinculadas à decisão de elaborar uma unidade de produto ou serviço, em um determinado momento de tempo (PELEIAS, Ivan Ricardo. Contribuição à formulação de um sistema de padrões e análise ótica do modelo Gecon. São Paulo, FEA/USP,Teste de Doutoramento, 1999, p. 102.)
.
O custo padrão tem as seguintes características:
➢ Compõe-se de elementos físicos e monetários;
➢ Utiliza, dados e informações que devem acontecer no futuro;
➢ Deve ser cuidadosamente predeterminado, dentro de bases unitárias;
➢ Aplica-se basicamente a operações repetitivas, servindo como medida predeterminada estável para processos eatividades organizacionais específicas;
➢ Deve servir como modelo de comparação ou meta.




Custos orçados ou estimados

A diferença entre custos orçados ou estimados e custo padrão é que os custos orçados procuram identificar os custos que deverão ocorrer no futuro, enquanto que o custo padrão pode incorporar metas de realização de custos. Os custos orçados têm por base antecipar osgastos que deverão ocorrer e que afetarão o custeamento dos produtos. Em outras palavras, os custos orçados ou estimados têm como foco os custos que devem acontecer, enquanto o custo padrão tem como foco os custos que deveriam acontecer.

7.2 Finalidades do Uso do Custo Padrão

O custo padrão é uma das técnicas para avaliar e substituir a utilização do custo real. Independentemente de a empresautilizar o método do custeio direto ou do custeio por absorção, ela pode fazer uso do conceito de custo padrão. O custo padrão se diferencia do custo real no sentido de que ele é um custo normativo, um custo objetivo, um custo proposto ou um custo que se deseja alcançar.

Por isso, na elaboração do padrão, a empresa pode incorporar metas a serem atingidas pelos diversos setores fabris eoperacionais, de modo que tais avaliações de custos sejam alcançadas. Nesse sentido, o custo padrão é uma ferramenta indispensável para o controle dos custos, das operações e das atividades.
O custo padrão pode ser utilizado para diversas metas ou objetivos. Entendemos, porém, que o maior objetivo do custo padrão está ligado aos conceitos de controle empresarial. Assim, os objetivos mais importantes do...
tracking img