Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade descrever as principais fontes de energias renováveis e economicamente viáveis atualmente no mercado. Um dos pontos que se deve ter em mente ao se analisar se uma fonte de energia é economicamente viável é justamente o benefício ao longo prazo que este novo contexto irá proporcionar, além do fato de que as atuais fontes de energia utilizadas em largaescala são finitas e provenientes de combustíveis não renováveis.

TEXTO

1. Energia Eólica.

2.1. Como se Formam os Ventos.
Uma das principais perguntas a ser feita sobre a geração de energia eólica é como se forma o vento e por que ele pode ser considerado uma fonte de energia renovável. O planeta pode ser considerado um grande balão, onde a massa de ar existente não tem como evadir oslimites da atmosfera. Um dos principais responsáveis pela geração da movimentação de ar dentro da atmosfera é o sol. O vento acima dos continentes e dos oceanos é gerado através da diferença de temperatura entre dois diferentes pontos.
Alguns pontos, principalmente próximos do equador, recebem uma intensidade de energia solar maior que os pontos do extremo do planeta, essa diferença aquece mais amassa de ar próxima ao equador que a massa de ar próxima aos pólos, como resultado desse aquecimento não uniforme, o ar quente tende a subir, pois o mesmo fica mais leve e sobe no sentido do limite da atmosfera e o ar frio que está concentrado nas regiões próximas aos pólos tende a preencher o espaço deixado. Da mesma forma, o ar que sobe atinge uma determinada altura onde a temperatura é menor ese resfria voltando a ficar mais denso. Se resfriando, ele volta a descer e provoca o mesmo fenômeno, porem agora, no sentido inverso. Essa movimentação do ar é a geradora dos ventos.
Ela pode ser considerada uma energia renovável por que não depende de outros processos a não ser o de seu próprio aquecimento e por ser um movimento cíclico, que se repete infinitamente. Podemos verificar que oslocais onde mais ocorre esse fenômeno são próximos a montanhas e na costa dos países, que são as maiores fontes para geração de energia mecânica. O mecanismo de formação dos ventos se resume na Figura 01.

Figura 1. Comportamento do vento sob a influência das características do terreno
(Fonte: Atlas Eólico do Brasil, 1998)

2.2. Mecanismos de Geração dos Ventos.
Existem muitos mecanismos parase transformar a energia proveniente dos ventos em energia elétrica ou mecânica. As duas mais antigas e difundidas que se tem conhecimento são a captura do vento através das velas dos barcos, transformando a energia dos ventos em energia mecânica, que propulsionavam os barcos pelos mares e a captura dos ventos através de moinhos, principalmente na Europa, que também transformava a energia dosventos em energia mecânica para a moenda de grãos.
A Holanda é o país onde os moinhos de vetos são famosos, não só para a moenda de grãos. Como a Holanda faz parte dos países baixos, ou seja, sua geografia se encontra abaixo do nível do mar, tem-se o problema da invasão da água do mar nas cidades. Teve-se então a idéia de utilizar os moinhos de vento não só para moer grãos mais também de bombear a águado oceano. Os moinhos daquela região transformavam a energia dos ventos em energia mecânica suficiente para retirar a água dos canais alagados de volta para o oceano possibilitando a utilização da terra seca para o plantio.
Seguindo a mesma linha da Holanda, no Canadá, os moinhos de vento eram utilizados também para bombear a água dos poços para as residências e para a utilização da água nasplantações e na criação de gado. Esta era a forma mais conveniente de bombeamento já que não se utilizava energia elétrica (escassa e cara no passado) e não necessitava a utilização de grandes e caras bombas elétricas.
2.3. Tipos de Energia Gerada Pelas Turbinas de Vento.
Existem diversos tipos de turbinas dos ventos, cada qual com seu tipo de energia resultante. As turbinas de vento mais...
tracking img