MECANICA VENTILATORIA NO RATO

1182 palavras 5 páginas
FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA
CURSO DE FISIOTRAPIA 3° PERIODO

MECÂNICA VENTILATÓRIA NO RATO

Caxias (MA)
2015

RELATÓRIO TÉCNICO- CIENTIFÍCO
MACÂNICA VENTILATÓRIA NO RATO

Relatório apresentado á Disciplina de Fisiologia do Curso de Fisioterapia da FACEMA com requisito parcial para obtenção de notas práticas.

Prof. Anderson

Caxias (MA)
2015

A respiração tem por objetivo fornecer oxigênio aos tecidos e remover o dióxido de carbono. considerando-se esta função, a respiração pode ser dividida em quatro eventos principais: ventilação pulmonar, que se refere a entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares, difusão de oxigênio e de dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue, transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais, para as células, e regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração.
Os pulmões desempenham múltiplas funções, mas a principal delas é a de servir de local de encontro entre o ar fresco que é inalado e o sangue venoso misto, de modo que a quantidade apropriada de oxigênio possa deixar o ar e passar para o sangue e a quantidade apropriada de dióxido de carbono possa se deslocar do sangue venoso para o ar. A circulação pulmonar é parte integrante dos pulmões. A magnitude do fluxo sanguíneo nos capilares pulmonares e a sua distribuição têm a mesma importância da distribuição do ar inalado para os alvéolos.

A ventilação pulmonar é o conjunto de processos fisiológicos que garantem a troca de ar entre o meio ambiente e os pulmões. A movimentação cíclica de um dado volume de ar do meio ambiente para o interior dos alvéolos, na inspiração, e destes para o meio ambiente, na expiração, requer correspondentes alterações cíclicas

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas