Mecanica tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecânica Técnica
Aula 1 – Conceitos Fundamentais

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Aula 1

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Tópicos Abordados Nesta Aula
Apresentação do Curso. Apresentação da Bibliografia Definição da Mecânica Técnica. Sistema Internacional de Unidades.

Mecânica Técnica

Aula 1

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. RodriguesApresentação do Curso
Aula 1 - Definição de Mecânica, Conceitos Fundamentais e Sistema Internacional de Unidades Aula 2 - Escalares e Vetores - Lei dos Senos, Lei dos Cossenos e Regra do Paralelogramo Aula 3 - Sistema de Forças Coplanares Aula 4 - Adição e Subtração de Vetores Cartesianos Aula 5 - Vetor Posição e Produto Escalar Aula 6 - Equilíbrio do Ponto Material em Duas Dimensões Aula 7 - Equilíbrio doPonto Material em Três Dimensões Aula 8 - Equilíbrio do Ponto Material em Três Dimensões Aula 9 - Avaliação 1 Aula 10 - Momento de uma Força, Formulação Escalar Aula 11 - Momento de uma Força, Formulação Vetorial, Princípio dos Momentos Aula 12 - Momento em Relação a um Eixo Específico e Momento de um Binário Aula 13 - Sistemas Equivalentes de Cargas Concentradas Aula 14 - Sistemas Equivalentesde Cargas Distribuídas Aula 15 - Cálculo de Reações de Apoio em Estruturas Aula 16 - Equilíbrio de um Corpo Rígido em Duas e Três Dimensões Aula 17 - Estudo de Treliças Planas Aula 18 - Estudo de Máquinas e Estruturas Aula 19 - Avaliação 2 Aula 20 - Exame Final

Mecânica Técnica

Aula 1

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Bibliografia Recomendada
HIBBELER, R. C. MecânicaEstática. 10 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005, 540p. BEER, F. P.; JOHNSTON JR, E. R. Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática.5.ed. São Paulo: Makron Books, 1991. 980p. BEDFORD & FOWLER. Engineering Mechanics – Statics 3ª ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002, 583p.

Mecânica Técnica

Aula 1

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Definição de Mecânica
A mecânica podeser definida como o ramo das ciências físicas dedicado ao estudo do estado de repouso ou movimento de corpos sujeitos à ação de forças. Normalmente o estudo da mecânica é dividido em três partes: a mecânica dos corpos rígidos, a mecânica dos corpos deformáveis e a mecânica dos fluidos.

Mecânica Técnica

Aula 1

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Corpos Rígidos
Amecânica dos corpos rígidos pode ser dividida em estática (equilíbrio de um corpo rígido) e dinâmica (movimento de um corpo rígido). A estática tem por finalidade o estudo do equilíbrio de um corpo em repouso ou em movimento com velocidade constante. A dinâmica, por sua vez, pode ser caracterizada como a parte da mecânica dos corpos rígidos dedicada ao estudo do movimento de corpos sob a ação deforças, ou seja, movimentos acelerados dos corpos.

Mecânica Técnica

Aula 1

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Grandezas Físicas Presentes na Mecânica
a) Comprimento: Grandeza essencial que localiza a posição de um ponto no espaço. A partir do comprimento é possível descrever com exatidão a dimensão de um sistema físico. No sistema internacional de unidades (SI), a unidadebásica de comprimento é o metro (m). b) Tempo: Pode ser definido como o intervalo entre dois eventos consecutivos. Medições desse intervalo podem ser realizadas por comparações, como por exemplo, eventos repetitivos tal como a rotação da Terra ao redor de seu próprio eixo. No sistema internacional de unidades (SI), a unidade básica de tempo é o segundo (s). Como o presente curso trata apenas dosproblemas de estática, a quantidade tempo não possui influência significativa na solução dos problemas, porém em problemas de dinâmica, o tempo é uma grandeza muito importante para descrever as variações de posição, velocidade, aceleração e forças em um corpo. c) Massa: A massa de um corpo representa uma quantidade absoluta que independe da posição do corpo e do local no qual o mesmo é colocado....
tracking img