Mecanica quantica efeito do trabalho na formação do aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecânica Quântica

No final do século XIX, havia uma serie de observações de fenômenos físicos que não eram convenientemente explicadas pelas teorias conhecidas. Podemos citar alguns exemploscomo: espectros da luz emitida por gás incandescente eram constituídos por uma série discreta de linhas ou raias, em vez de um conjunto continuo de cores como arco íris. Outro problema ocorria naexplicação do efeito fotoelétrico, fenômeno em que a luz arranca elétrons de metais. O aprofundamento do estudo desse fenômeno mostrava que a capacidade de a luz arranca ou não os elétrons dependia dafreqüência (cor) da radiação utilizada e não da sua intensidade.
Uma característica dos problemas enfrentados pela física clássica, na virada para o século XX estava a dificuldade de explicar osfenômenos que ocorriam em uma escala pequena, ou seja, na escala dos átomos e seus constituintes. Esperava-se que as leis da mecânica newtoniana, da termodinâmica e do eletromagnetismo fossem capazes delidar com fenômenos desde a escala do sistema solar até a escala microscópica dos átomos, porém isso não ocorreu, abrindo espaço para a mecânica quântica.
A mecânica quântica surgiu da necessidade deexplicar alguns experimentos, que se iniciou no século XX, com Max Planck, que explicou a radiação do corpo negro introduzindo a quantização de energia, Planck, que se viu forçado a introduzir umpostulado não somente novo, mas também drasticamente conflitante com certos conceitos da física clássica. O postulado de Planck é expresso “A energia total de qualquer entidade física cuja única“coordenada” execute oscilações harmônica simples ( isto é, seja expressa por uma função sinusoidal do tempo), pode assumir tão- somente valores que satisfaçam a relação” ε= nhv (n= 0,1,2,3...), onde v é afreqüência da oscilação e h uma constante fundamental.
Outro fenômeno que intriga os físicos era o efeito fotoelétrico, que foi explicado por Einstein, após estender as idéias de Planck sobre a...
tracking img