Mecanica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE POLITÉCNICA DE JUNDIAÍ
NOME: CURSO: Engenharia – Ciclo Básico DISCIPLINA: Mecânica Geral RA: SÉRIE: 3ª. DATA: 2012

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. (3.5 – PLT) As partes de uma treliça são acopladas por pinos na junta O, como mostra a figura. Determine as intensidades de F1 e F2 para equilíbrio. Suponha θ = 60o. [F1=1,81kN; F2=9,6kN]

2. Exemplo 3.3 (PLT) Se o saco A da figura a ladotiver peso de 20 lb, determine o peso do saco B e a força necessária em cada corda para manter o sistema na posição de equilíbrio mostrada.

3. (3.7 – PLT) O dispositivo mostrado na figura é usado para desempenar a estrutura de automóveis que sofreram uma trombada. Determine a tensão de cada segmento de corrente, AB e BC, considerando que a força que o cilindro hidráulico DB exerce no ponto B é de3,50 kN, como mostrado na figura.

4. (3.8 – PLT) Determine a força necessária nos cabos AB e AC para suportar o farol de tráfego de 12 kg. [TAB=244,9N ; TAC=249,8N]

5. (3.21 – PLT) A esfera D tem massa de 20 kg. Se uma força F = 100 N for aplicada horizontalmente ao anel em A, determine a maior dimensão de d de modo que a força no cabo AC seja nula.

6. (3.27 – PLT) A barra de sustentaçãoBC é usada para levantar (com velocidade constante) um recipiente com massa de 500 kg. Determine a força em cada um dos cabos AB e AC em função de . Se a tração máxima suportada por cada cabo é de 5 kN, determine o menor comprimento dos cabos AB e AC que pode ser utilizado nesse arranjo. O centro de gravidade do recipiente está localizado em G.

F

7. (Adaptado do PLT) A amarra BAC é usadapara erguer a carga mostrada de 1800 N. Sabendo-se que o ângulo é de 50º calcular as forças exercidas pelos cabos AB e AC.

8. (3.69 – PLT) Romeu tenta alcançar Julieta subindo com velocidade constante por uma corda amarrada no ponto A. Qualquer um dos três segmentos de corda suporta uma força máxima de 2 kN sem se romper. Determine se Romeu, que tem massa de 65 kg, pode subir pela corda. Em casopositivo, verifique se ele, juntamente com Julieta, que tem massa de 60 kg, pode descer pela corda com velocidade constante.

9. (BEER, JOHNSTON – p. 54) Como parte do projeto de um novo veleiro deseja-se determinar a força de arrasto a uma dada velocidade. Com esse objetivo, um modelo do casco é colocado em um canal para testes, sendo alinhado com o eixo do canal por meio de três cabos presosa sua proa. Leituras de dinamômetro indicam que, para uma dada velocidade da água, a tração no cabo AB é de 200 N e de 300 N no cabo AE. Determine a força de arrasto no casco e a tração no cabo AC.

10. (4.10 – PLT) A chave de boca é usada para soltar o parafuso. Determine o momento de cada força em relação ao eixo do parafuso que passa através do ponto O.

11. (4.12 / 4.13 – PLT) Determine omomento (em relação ao ponto A) de cada uma das três forças agindo sobre a viga. Considere o mesmo enunciado, mas agora considere o ponto B.

12. (4.18 – PLT) Determine a direção ( 0o≤ ≤ 180o) da força F = 40 lb de modo que ela crie (a) o máximo momento em relação ao ponto A e (b) o mínimo momento em relação a esse ponto. Calcule o momento em cada caso.

13. (4.21 – PLT) A ferramenta em A éusada para prender uma lâmina estacionária de cortador de grama, enquanto a porca é solta com uma chave. Se a força de 50 N é aplicada à chave em B na direção e no sentido mostrados na figura, determine o momento criado em relação à porca em C. Qual é a intensidade da força F em A de modo a gerar o momento oposto em relação a C?

14. (4.25 – PLT) Se um garoto aplica em B uma força FB = 30 lb,determine a intensidade da força FA que o outro garoto deve aplicar em A a fim de evitar que o portão gire. Despreze a espessura do portão. [FA=28,36lb]

15. Calcular o momento, através do produto vetorial para os vetores posição e força dados. Apresentar a resposta em unidades do Sistema Internacional SI onde: 1 lb = 4,4482 N e 1 pé = 0,3048 m. r = (12 m)i - (10 m)j e F = -(5 lb)j + (8 lb)i...
tracking img