Mecanica geral 3 semestre atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
1.1 Mecânica
A Mecânica é uma das partes em que a Física foi dividida. E a mais antiga de todas, pois como sabemos a Física estuda os fenômenos que ocorrem na natureza e o que primeiro chamou a atenção do homem foi o movimento dos corpos. Assim criaram a Mecânica para que estudássemos os movimentos e o repouso dos corpos.
Para entendermos melhor o estudo desses movimentos e repousodos corpos a Mecânica foi dividida em:Cinemática,Dinâmica,Estática.
A Cinemática estuda o movimento e o repouso sem se preocupar com as causas que os originam. E ainda é dividida em duas partes: Cinemática escalar e Cinemática vetorial
A Dinâmica estuda o movimento e as suas causas.
A Estática estuda particularmente o repouso dos corpos sendo um caso particular da Dinâmica.

Equilibrio deCorpos Rigidos
Em muitas construções utilizan-se grandes guindastes. A soma dos momentos das cargas e dos contrapesos em relação à base do guindaste deve ser ajustada de modo que o binario da reação na base não cause o colapso da torre do mesmo. As forças externas que atuam sobre um corpo rígido podem ser reduzidas a um sistema força-binário em algum ponto arbitrário ‘’O’’. Quando a força e obinario são ambos iguais a zero, as as forças externas formamum sistema equivalente a zero, e diz-se que o corpo rígido está em equilíbrio. As condições necessárias e suficientes para o equilíbrio de um corpo rígido, portanto, podem ser obtidas estabelecendo-se R e MRO , iguais a zero.
ƩF=0 ƩM= Ʃ(r *F)=0
Diagrama de corpo livre
Para escrever as equações de equilíbrio para um corpo rígido,é essncial primeiro identificar todas as forças que atuam sobre esse corpo e então desenhar o correspondente diagrama de corpo livre. Além das forças aplicadas à estrutura, precisamos conhecer as reações exercidas sobre a estrutura por seus apoios. Uma reação especifica sera associada a cada tipo de apoio. Como regra geral , se um apoio impede a traslação de um corpo em dada direção, então umaforça é desenvolvida sobre o corpo naquela direção. Da mesma forma, se a rotação é impedida, um momento é aplicado sobre o corpo1.
Forças externas e internas: um corpo rígido é uma composição de partículas, tanto as cargas internas como as externas podem atuar sobre elas. É importante salientar, no entanto, que no desenho do diagrama de corpo livre as forças internas ao corpo não devem serrepresentadas.
Peso e o centro de gravidade: este tipo de sistema pode ser reduzido a uma única força resultante atuante por meio de um ponto especificado. Essa força e conhecida como peso W do corpo e a localização de seu ponto de aplicação é chamado de centro de gravidade.
Para melhor entendimento destes conseitos verificar exercicio no anexo I.

2.1 CENTRÓIDE E CENTRO DE GRAVIDADE.
Na mecânicaclássica, centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Na física, o centróide, o centro de gravidade e o centro de massas podem, sob certas circunstâncias, coincidir entresi. Nesses casos, pode-se utilizar os termos de maneira intercambiável, mesmo que designem conceitos diferentes. O centróide é um conceito puramente geométrico enquanto que os outros dois se relacionam com as propriedades físicas de um corpo. Para que o centróide coincida com o centro de massa, o objeto deve ter densidade uniforme, ou a distribuição de matéria através do objeto deve ter certaspropriedades, tais como simetria. Para que um centróide coincida com o centro de gravidade, o centróide deve coincidir com o centro de massa e o objeto deve estar sob a influência de um campo gravitacional uniforme
Centro de gravidade : O centro de gravidade G é um ponto no qual se localiza o peso resultante de um sistema de pontos materiais.
Centro de massa: Problemas que dizem respeito ao...
tracking img