Mecanica dos solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO

Este trabalho orienta a determinação da massa específica aparente do solo “in situ”, pelo método do frasco de areia, e também o teor de umidade do solo, ensaios estes realizado no dia 03 de dezembro de 2012, no laboratório da Universidade Federal do Pampa, ensaios estes realizados se baseando nas normas NBR 7185 e NBR 6457, onde tiveram alguns desvios da norma na realização destes, oque será comentado durante o trabalho. Foram utilizados os equipamentos que o laboratório dispunha, podendo ocorrer algumas variações nos resultados por falta de recurso e também por desvios das normas como já dito anteriormente.

2. OBJETIVO

O relatório tem o objetivo definir a massa específica aparente do material estudado, e também calcular a umidade do solo coletado, para que comestes possamos definir os resultados desejados, sendo estes, estudados e analisados no laboratório da Universidade Federal do Pampa, que forneceu as ferramentas necessárias para sua execução e finalização.
Com o ensaio no laboratório, é possível predizer em fatos concretos as características de massa específica do solo “in situ” e também demonstrar a umidade que o solo continha, solo esse coletado noterreno a frente do laboratório da Unipampa.

3. MATERIAIS EMPREGADOS

Alguns materiais utilizados nos dois experimentos eram semelhantes, outros nenhum um pouco, então iremos citar os materiais utilizados nestes.

3.1 Ensaios da determinação da massa específica do solo “in situ”

Os materiais utilizados para a execução deste ensaio estão dispostos abaixo:
* Frasco de plásticoopaco de cor branca, dotado de gargalo rosqueado com funil metálico provido de registro e de rosca para se atarrachar ao frasco;
* Bandeja quadrada rígida, metálica, com orifício circular no centro, dotado de rebaixo;
* Pincel;
* Nível de bolha;
* Marreta;
* Pá de mão;
* Talhadeira de aço;
* Cilindro metálico de volume conhecido, com diâmetro interno igual ao diâmetrointerno do funil, para determinação da massa específica aparente da areia;
* Balanças de 1,5Kg e 15Kg;
* Estufa para secagem da areia a ser utilizada, em um temperatura de cerca de 105°C;
* Areia grossa, lavada e seca;

4.2 Determinação do teor de umidade do solo

Os materiais utilizados para a execução deste ensaio estão dispostos abaixo:
* Solo in natura;
* Cápsulaspara realizar secagem do material;
* Estufa com temperatura em cerca de 105°C;
* Balança de 1,5 Kg;
* Sacola;
* Pá de mão;

4. METODOLOGIA

4.1 Ensaios da determinação da massa específica do solo “in situ”

O ensaio para determinação da massa específica do solo “in situ” consiste em várias etapas, e estas serão comentadas e explicadas no decorrer do trabalho, sendonecessária a determinação da massa de areia que preenche o funil do conjunto, após a determinação da massa específica aparente da areia, em seguida a determinação da massa de areia que preenche a cavidade do terreno e por últimos os cálculos finais e apresentações dos resultados encontrados. Descrevendo cada um deles para a melhor compreensão.

4.1.1 Determinação da massa de areia que preenche ofunil no rebaixo da bandeja

Montou-se o conjunto frasco + funil, estando o frasco já cheio de areia, conforme figura 01.
Figura 01. Frasco cheio de areia para início do ensaio

Pesou todo o conjunto na balança de 15 Kg e tal valor foi anotado como M1. Instalou-se o conjunto na bandeja, que já estava em uma superfície plana, como o recomendado pela norma NBR 7185, deixando o funil apoiado norebaixo da bandeja, então se abriu o registro do funil fazendo com que a areia do frasco descesse, esperou por cerca de 1 minuto deixando a areia cair livremente sem auxílios e para que não haja compactação das moléculas de areia, após este tempo fechou-se o registro e retiro o conjunto, fazendo novamente a pesagem da massa restante no conjunto, esta foi anotado como M2. Com isso pode-se realizar o...
tracking img