Mecanica dos solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecânica dos Solos

A mecânica dos solos é uma disciplina da engenharia civil que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia.
Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apóiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construçâo, como porexemplo as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos.
Como sabemos, o peso de uma edificação é suportado e distribuído, através das fundações pelo solo, o qual, dependendo de sua constituição, apresenta maior ou menor resistência.
Assimtambém a construção, em função de seu maior ou menor peso, exigirá uma camada de solo com resistência compatível.
De uma maneira geral, os solos são classificados de acordo com suas partículas: pedregulho, areia, silte, argila.
Dessa forma, o conhecimento obtido através de sondagens, do perfil geológico do terreno onde se pretende construir, é de fundamental importância para a escolha edimensionamento da fundação.
Os dados relativos a tal perfil, bem como às características da edificação, permitirão ao especialista em mecânica dos solos, projetar a fundação - superficial ou profunda - dependendo da camada do terreno apta a suportar a carga.
A camada superficial do mesmo, por constituir-se habitualmente, de solo orgânico, não deve ser utilizada como base para alicerces.
O corretoconhecimento do solo é ainda de grande importância para que seja avaliada a oportunidade de execução de murros de arrimo e também, efetuados os escoramentos adequados, quando da necessidade de escavações, evitando-se assim, os perigosos deslizamentos de terra.

A Mecânica dos Solos na Engenharia Civil

Todas as obras de Engenharia Civil se assentam sobre o terreno einevitavelmente requerem que ocomportamento do solo seja devidamenteconsiderado. A Mecânica dos Solos, que estuda o comportamento dos solos quandotensões são aplicadas, como nas fundações, ou aliviadas, no caso de escavações, ouperante o escoamento de água nos vazios, constitui-se numa Ciência de Engenharia, naqual o engenheiro civil se baseia para desenvolver seus projetos. Este ramo daengenharia, chamado de engenharia Geotécnica ouengenharia de Solos, costumaempolgar os seus praticantes pela diversidade de suas atividades, pelas peculiaridadesque o material apresenta em cada local e pela engenhosidade freqüentemente requeridapara a solução de problemas reais.
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos já foram desenvolvidosem séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy,1856.Entretanto, um acúmulo de insucessos em obras de engenharia civil no iníciodeste século, dos quais se destacam as rupturas do Canal do Panamá e rompimentos degrandes taludes em estradas e canais em construção na Europa e nos Estados Unidos,mostrou a necessidade de revisão os procedimentos de cálculo. Como apontouTerzaghi em 1936, ficou evidente que não se podiam aplicar aos solos leis teóricas deusocorrente em projetos que envolviam materiais mais bem definidos, como oconcreto e o aço. Não era suficiente determinar em laboratório parâmetros deresistência e deformidade em amostras de solos e aplicá-los a modelos teóricosadequados àqueles materiais.
O conhecimento do comportamento deste material, disposto pela natureza emdepósitos heterogêneos e apresentando comportamento demasiadamentecomplicadopara tratamentos teóricos rigorosos, deveu-se em grande parte aos trabalhos de KarlTerzaghi, engenheiro civil de larga experiência, sólido preparo científico e acuradoespírito de investigação – internacionalmente conhecido como o fundador da Mecânicados Solos. Seus trabalhos, identificando o papel das pressões da água no estudo nastenções nos solos e a apresentação da solução matemática para...
tracking img