Mecanica dos solos e geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA


Relatório Minerais e Rochas


Laborátorio de Mecânica dos sólidos e Geologia

Relatório Minerais e Rochas



Introdução

Na linguagem comum entende-se que mineral e rocha são a mesma coisa, mas cientificamente há diferenças entre eles. Mineral é um composto químico com composição química e uma estrutura cristalina definida. Rocha é umamistura complexa de um ou mais minerais, em proporções variadas e os minerais determinam a classificação desta variam muito. Mais de metade dos mais de 4000 minerais reconhecidos são tão raros que foram encontrados somente num punhado das amostras, e muitos são conhecidos somente por alguns pequenos cristais. A exemplo temos a diferença de abundância entre o quartzo e o diamante, sendo certo que esteúltimo nem é dos minerais mais raros. Uma curiosidade entre os minerais é o mercúrio nátivo, que é encontrado na forma líquida e portanto é o único mineral líquido existente.

Uma das formas de se organizar os minerais é atravez da determinação da sua estrutura cristalina (ou ausência dela), fator esse que determina juntamente com a composição química, a generalidade das propriedades domaterial além de fornecer indicações claras sobre os processos e ambientes geológicos que estiveram na sua origem, bem como o tipo de rochas de que poderá fazer parte. A estrutura cristalina nada mais é que o arranjo espacial de longo alcance em que se encontram os átomos ou moléculas no mineral. “Na natureza existem 14 arranjos básicos tridimensionais de partículas, designados por redes de Bravais,agrupados em 7 sistemas de cristalização distintos, que permitem descrever todos os cristais até agora encontrados.”
Um "verdadeiro" mineral deve ser uma substância sólida (com excessão do mercurio nativo) e homogenea, ter uma estrutura cristalina e composição química definida. As substâncias semelhantes aos minerais que não satisfazem as definições são classificadas como mineralóides, como porexemplo a obsidiana e o âmbar.
As crostas continental e oceânica são formadas por um conjunto de minerais que se interagem. Os minerais que formam os continentes são leves, devido à oxigenação recebida. Já os minerais da crosta oceânica são pesados.
“A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo dageologia. Para ser considerada como uma rocha, esse agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo, ou seja, o fenômeno geológico que forma a rocha ser suficientemente importante na história geológica para se dizer que faz parte da dinâmica da Terra.”
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composiçãoquímica, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas. As rochas magmáticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficaspor qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão. Nos casos onde o material orgânico deixa uma impressão na rocha, o resultado é conhecido como fóssil.


Propriedades físicas dos minerais
“As propriedades físicas dos minerais são resultado da sua composição química e das suas características estruturais. As propriedades físicasmais óbvias e mais facilmente comparáveis são as mais utilizadas na identificação de um mineral. Na maioria das vezes, essas propriedades, e a utilização de tabelas adequadas, são suficientes para uma correta identificação.”
• Cor
Caracteristica importante que pode variar devido a impurezas existentes. A origem da cor está associada à interação co ions metálicos, fenomenos de...
tracking img