Mecanica dos fluidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento do Medidor de Venturi

Objetivo
O tubo de venturi é um tubo horizontal, dotado de um estrangulamento, reduzindo a área de passagem do fluído para que seja medido o diferencial depressão no estrangulamento em relação o tubo normal.
Com o tubo de venturi podemos explorar a equação de Bernoulli e podemos medir a vazão real da tubulação baseando-se na queda de pressão provocada peloestrangulamento.
Observe que o ar acelera no estreitamento (maior pressão dinâmica), provocando uma sucção no canudo (redução da pressão estática), que conseqüentemente pulveriza a água no interiordo tubo. Esse sistema é muito utilizado nos carburadores de motores a explosão, onde o ar que entra é misturado ao combustível pulverizado pelo tubo de Venturi e se dirige para os tubos de admissão.Introdução Teórica
O tubo de Venturi é utilizado para misturar uma pulverização fina de um gás junto com um liquido, como acontece no carburador de um motor a combustão. A gasolina da câmara deflutuação e pulverizada em finas gotas quando é aspirada na forma de um jato, devido a baixa pressão na garganta do tubo de Venturi por onde tem de passar antes de ser misturada com o ar. Esquema de umtubo de Venturi com tomadas de pressão estática dentro e fora do estrangulamento.
O desenho acima, mostra um tubo de Venturi onde dois tubos pequenos são inseridos, um no estreitamento e outro na partemais larga. Podemos ver que o nível do flúido nos tubos pequenos é diferente. Esse fluido está sendo sugado pra cima graças à diminuição da pressão estatica. O carbura dor faz com que o combustívelentre no tubo bem no estreitamento e ali mesmo ele é pulverizado pelo ar que passa com uma velocidade alta.
Um outro exemplo, é a passagem de ar supersônico através de um convergedor-divergedor deVenturi (ver figura abaixo) utilizados em aviões de altas velocidades, como os caças.
O tubo de Venturi é constituído por nós, um convergentes e outro divergente, unidos por uma parte cilíndrica...
tracking img