Mecanica classica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Pro-Reitoria de Graduação – PROGRAD Curso: Ciência e Tecnologia Disciplina: Mecânica Clássica Professora: Jusciane
Lista II – Mecânica Clássica 1. Um arqueólogo aventureiro passa de um rochedo para outro deslocando-se lentamente com as mãos por meio de uma corda esticada entre os rochedos. Ele pára e fica em repouso no meio da corda. ele pára efica em repouso no meio da corda (Figura 5.42). A corda se romperá se a tensão for maior do que 2,50 x 104 N e se a massa do nosso herói for de 90 kg. a) Se =10,0º, qual é a tensão na corda? b) Qual deve ser o menor valor de para a corda não se romper?

2. Dois pesos de 25,0 N estão suspensos nas extremidades oposta de uma corda que passa sobre uma polia leve e sem atrito. O centro da polia estáligado a uma corrente presa ao teto. a)Qual a tensão na corda ? b) Qual a tensão na corrente? 3. Uma bola grande de um guindaste de demolição é mantida em equilíbrio por dois cabos de aço leves. Se a massa m da bola for igual a 4090 Kg, qual é a) a tensão T B no cabo que faz um ângulo 40° com a vertical ? b) a tensão TA no cabo horizontal?

4. Um fio horizontal segura uma bola sólida e uniformede massa m sobre uma rampa inclinada, que forma um ângulo de 35,0° acima do plano horizontal. A superfície dessa rampa é perfeitamente lisa, e o fio está direcionado para o sentido oposto ao centro da bola. a) Desenhe um diagrama do corpo livre para a bola. b) qual é a força que a superfície da rampa exerce sobre a bola? c) qual a tensão no fio?

5. Um motor de um foguete de 125 Kg (incluindotoda a carga) produz uma força vertical constante (a propulsão) de 1720 N. No interior desse foguete, uma fonte de energia de 15,5 N está em repouso sobre o piso. a) Ache a aceleração do foguete? b) Quando ele

atinge a altitude de 120 m, qual é a força que o piso exerce sobre a fonte de energia? (Sugestão: Comece com um diagrama do corpo livre para a fonte de energia) 6. Uma carga de tijolos com15,0 Kg é suspensa pela extremidade de uma corda que passa sobre uma pequena polia sem atrito. Um contrapeso de 28,0 Kg está preso na outra extremidade da corda, conforme mostra a figura. O sistema é liberado a partir do repouso. Qual é a tensão na corda durante o movimento da carga?

7. Um carregador de supermercado empurra uma caixa com massa de 11,2 Kg sobre uma superfície horizontal comvelocidade constante de 3,5 m/s. O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a superfície é 0,20. a) que força horizontal o trabalhador deve aplicar para manter o movimento? b) se a força calculada no item a) for removida, que distância a caixa deslizará até parar? 8. Um carro de 1130 kg esta segurando por em cabo leve, sobre uma rampa muito lisa (sem atrito), como indicado na figura 5.45. Ocabo forma um ângulo de 31,0° sobre a superfície da rampa , e a rampa ergue-se 25,0° acima da horizontal. a) desenhe um diagrama do corpo livre para o carro. b) Ache a tensão no cabo. c) Com que intensidade a superfície da rampa empurra o carro?

9. Considere o sistema indicado na figura. O bloco A pesa 45 N e o bloco B 25 N. Suponha que o bloco A desça com velocidade constante. a) Ache ocoeficiente de atrito cinético entre o bloco A e o topo da mesa. b) Suponha que um gato, também com um peso de 45 N, caia no sono sobre o bloco A. Se o bloco A agora se move livremente, qual é a sua aceleração (módulo, direção e sentido)?

10. Duas caixas estão ligadas por uma corda sobre uma superfície horizontal. A caixa A possui massa mA e a caixa B possui massa mB. O coeficiente de atrito cinéticoentre a caixa e a superfície é µc. As caixas são empurradas para a direita com velocidade constante por uma força horizontal F. Em termos de mA, de, mB e µc, calcule a) o módulo da força F; b) a tensão na corda que conecta os blocos. Inclua um diagrama do corpo livre ou os diagramas que você usou para achar suas respostas.

11. Você verifica que é necessária uma força de 160 N para deslizar uma...
tracking img