Mec. dos solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório Mecânica dos Solos – Prática 02 – Determinação do teor de umidade do solo
OBJETIVO
O principal objetivo do ensaio, realizado no dia 21/03/2012, às 10:00, no Laboratório de Mecânica dos Solos, é a determinação do teor de umidade de uma determinada amostra de solo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É de extrema importância para a construção civil o conhecimento do teor de umidade do solo usadonas diferentes fases da obra, pois revela em que condições hídricas estão, podendo interferir, por exemplo, na dosagem do concreto. A umidade é a relação entre a massa de água de uma determinada amostra de solo pela massa dos sólidos.
h = Ma/Ms x 100
Onde:
h = Teor de umidade (%)
Ma = Massa de água na amostra (g)
Ms = Massa dos sólidos na amostra (g)

MATERIAIS E MÉTODOS

Neste ensaio,utilizamos três métodos diferentes para a determinação do teor de umidade, sendo eles:

-Speedy (Método 1)

O Speedy é um aparelho destinado à determinação rápida do teor de umidade. A determinação da umidade com a utilização dele é baseada na seguinte reação química, realizada em ambiente confinado.

CaC2 + 2H2O C2H2 + Ca(OH)2
(carbureto de cálcio + água acetileno e hidróxido de cálcio)O gás acetileno ao expandir-se produz uma pressão proporcional à quantidade de água existente na amostra. Com a leitura dessa pressão em um manômetro acoplado é possível descobrir o teor de umidade conforme tabela estabelecida.

Nesse método, seguiu-se os seguintes passos:

Pesou-se 10 gramas de solo úmido de origem indeterminada na balança e colocou-se na câmera do aparelho, juntamente comuma esfera de aço e com a ampola de carbureto de cálcio. Fechou-se o aparelho e agitou-o repetidas vezes até que a ampola quebrasse, o que se verifica pelo surgimento de pressão assinalada no manômetro. Quando a pressão manométrica apresentou-se constante, o que significa que a reação se completou, fez-se a leitura. Através da tabela de aferição própria do aparelho com a leitura manométrica e opeso da amostra utilizado no ensaio, obteve-se a porcentagem de umidade em relação à amostra total úmida.

-Frigideira (Método 2)

É um método simples de determinação da umidade. É necessário apenas uma frigideira, uma fonte de calor para aquecê-la, por exemplo, um bico de gás, e uma balança para aferir os resultados. As principais desvantagens desse método são a menor precisão, pois devido asecagem violenta e rápida, queima-se a matéria orgânica e retira água de cristalização da argila; e o maior perigo (uso do gás GLP).

Nesse método seguiu-se os seguintes passos:

Pesou-se 100 gramas de solo úmido de origem indeterminada na balança e colocou-se no fogo, através da frigideira. Utilizou-se uma espátula para mexer o solo até que o mesmo secasse, o que só aconteceu depois que o solonão aderiu-se mais na frigideira. Pesou-se o solo seco.

-Estufa (Método 3)

O teor de umidade calculado através do uso da estufa é descrito pelo anexo da NBR 6457.

Neste método seguiu-se os seguintes passos:

Foram separadas 3 amostras de solo em 3 cápsulas(43,71,61) com aproximadamente 30 gramas de solo úmido em cada, que foram inicialmente pesadas(tara), M3, e então as cápsulas comsolo úmido foram pesadas ( tara+solo+água), M1, e colocadas na estufa por 1 dia a uma temperatura de 105 a 110 graus Celsius. Após esse período, retirou-se as cápsulas da estufa e pesou-as novamente (tara+solo), M2. Com esses dados calculou-se o teor de umidade em cada amostra de acordo com a fórmula apresentada em norma:

h = (M1-M2/M2-M3) X 100 

Onde :
h= Teor de umidade (%);
M1= Massa dosolo úmido mais a massa da cápsula (g);
M2= Massa do solo seco mais a massa da cápsula (g);
M3= Massa do recipiente (cápsula metálica) (g).

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Método 1 (Speedy)

O manômetro marcou uma pressão de 0,75 kg / cm² , o que, pela tabela de aferição do próprio aparelho, equivale a um teor de umidade de 8,1%;

Método 2 ( Frigideira)

O peso seco da...
tracking img