Mecânica na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Embora o estudo da Mecânica se tenha iniciado no tempo de Aristóteles (364-322 A. C.) e Arquimedes (287-212 A. C.), ela teve que esperar até Newton (1642-1727) para encontrar uma formulaçãosatisfatória de seus princípios fundamentais e sua validade permaneceu imutável até Einstein (1905). Apesar de suas limitações terem sido reconhecidas, a mecânica newtoniana ainda permanece sendo a base dasciências atuais de Engenharia. Os princípios básicos da mecânica, em especial da estática, são conceitos fundamentais necessários para o ensino da engenharia. Estes conceitos permitem, através deprincípios físicos e matemáticos, prever os efeitos de forças e movimentos em uma variedade de estruturas, proporcionando ao engenheiro a habilidade necessária para visualizar configurações físicasconsiderando materiais, restrições e as limitações práticas que regem o comportamento destas estruturas mecânicas.
Os engenheiros aplicam as ciências físicas e matemáticas na busca por soluções adequadas paraproblemas ou no aperfeiçoamento de soluções já existentes. Mais do que nunca, aos engenheiros é agora exigido o conhecimento das ciências relevantes para os seus projetos, o que resulta que elestenham que realizar uma constante aprendizagem de novas matérias ao longo de todas as suas carreiras. Se existirem opções múltiplas, os engenheiros pesam as diferentes escolhas de projeto com base nos seusméritos e escolhem a solução que melhor corresponda aos requisitos. A tarefa única e crucial do engenheiro é identificar, compreender e interpretar os constrangimentos de um projeto, de modo aproduzir o resultado esperado. Normalmente, não basta construir um produto tecnicamente bem sucedido, sendo também necessário que ele responda a outros requisitos adicionais.
Os constrangimentos podemincluir as limitações em termos físicos, criativos, técnicos ou de recursos disponíveis, a flexibilidade para permitir modificações e adições futuras, além de fatores como os custos, a segurança, a...
tracking img