Me destacar e enviar convite aos meus amigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS.
DISCIPLINA: PRÁTICA IV





Cultura popular, Historia e museu



Alunos: Reinilda de Oliveira
Washington Mendes





São Luís-ma
02/07/2012

Cultura popular Historia e Museu
O conceito de cultura popular tem permeado muitas pesquisas das ciências humanas eSociais. Contudo, refletir sobre ele e seu significado não são uma tarefa simples, requer, também, refletir sobre a questão do próprio conceito de cultura. Apesar da significativa importância da relação entre a cultura popular e a cultura de massa alertando para o fato de que cultura popular é difícil de ser definida devido à polissemia dos termos que a compõem, “cultura” e “popular”, que por si sójá são em demasia difíceis de compreender.
Segundo Fressato a cultura é “baseada em valores originais que dão sentido à sua existência, construindo-se na história das relações entre os grupos sociais e na relação, na maioria das vezes conflitivas, tensas e violentas, com outras culturas.” (2007 p.01), na realidade cultura esta intrínseca á existência de uma sociedade, se existe uma hierarquia,uma diferenciação social, essa hierarquia e diferenciação também se refletirão na cultura, de forma diferente, logicamente, ou seja,
As culturas populares são culturas de grupos sociais subalternos, sendo construídas numa relação de dominação, apesar de não suficientes para defini-las, as culturas populares possuem como características fundamentais a resistência à dominação, a provocação e acontestação, elas manipulam de forma irônica as imposições culturais. “(FRESSATO, 2007, p.02)

Assim, entra uma ferrenha discussão acerca do que pode ser considerado cultura popular e, dentro desse leque o que é mais importante, será que arte vale mais que o artesanato, a cultura escrita mais que a transmitida oralmente. Baseado nesse tema, Muitos pesquisadores, têm considerado a cultura popularcomo base para a formação da identidade nacional. Porém, segundo FRESSATO o erro desses pensadores é idealizarem a cultura popular brasileira como “única e homogênea”. No Brasil não há, de forma alguma como se pensar em cultura popular como homogênea, pois, cada estado possui uma cultura totalmente diferente, por exemplo, a cultura do Maranhão em nada se assemelha á do sul do País, na realidade,até dentro dos estados, há uma imensidão de divergências de símbolos que os caracterizam.
Um aspecto interessante de frisar nessa perspectiva é a questão dos conflitos existentes entre essas manifestações por espaço na sociedade. Agindo dessa forma, eles perceberam a cultura não apenas como espaço de manipulação a cultura popular se faz e refaz, assim, na contradição entre o conservadorismo dasformas e a rebeldia dos conteúdos. Para a solene Biscouto:
A cultura popular é considerada, assim, como uma criação dos intelectuais, que com diferentes intenções buscam compreender as tradições popular é considerado como sinônimo de povo e compreendida como um fenômeno complexo e polissêmico, marcado pela heterogeneidade. (2007, p.04)

Por manifestações da cultura popular pode ser entendido, omodo de fazer de um povo, o que os caracterizam, os identificam. Contudo cultura engloba um enorme leque de uma multiplicidade como: as festas, o comer e o beber, o vocabulário, as roupas, as músicas, os jogos, enfim, tudo o que permeia a vida das pessoas de determinado local.
A cultura transita em vários sentidos, estabelecendo incessantes interações, determinadas por realidades históricasespecíficas. Ela não é “pura” e secularizada, estando em transformação ao mesmo tempo em que permanece em espaços e tempos definidos. (FRESSATO, 2007, p.12.)

Outra questão problemática no pensamento de alguns teóricos do assunto é considerar a cultura popular apenas como criação dos intelectuais, essa afirmação esvazia as expressões populares de todo o seu significado e sentido. Enfim, Cultura...
tracking img