ME AJUDEM GENTE POOOR FAVOOOR ???

2126 palavras 9 páginas
ETAPA 1

passo 2

De acordo com Andrew J. Dubrin – Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interacção entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

 Explicar: a explicação refere-se à descrição dos motivos básicos ou processos pelos quais fenómenos ocorrem. Por exemplo, uma compreensão da teoria da liderança explicaria por que uma pessoa é líder mais eficaz do que outro;
 Prever: o prever tem haver com compreensão de uma determina teoria na sua aplicação. Por exemplo, a compreensão da teria de liderança ajudaria a prever quais pessoas tendem a ser eficazes como líderes;
 Controlo: tem haver com a capacidade de verificação correctiva. Por exemplo, a teoria da liderança pode também, ser útil no controlo ou influência sobre as pessoas.

Segundo Idalberto Chiavenato, o Comportamento Organizacional, refer-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

O CO está relacionado com as acções das pessoas no trabalho em organizações. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

O CO também está relacionado com o comportamento grupal: normas, papeis, construção de equipas e conflito e, nesse sentido, basea-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.

Por outro lado, um dos desafios do CO é que ele pode ser visível apenas parcialmente. Existem aspectos visíveis e superficias do CO, como as estratégias adoptadas pela organização, a fixação de objectivos globais a serem alcançados, as políticas e os procedimentos adoptados, a estrutura organizacional, a autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia

Relacionados