MDSKASA

313 palavras 2 páginas
Comunicação virtual

A comunicação virtual é toda a comunicação que se faz usando um computador.
Podemos comunicar recorrendo ao teclado, ao som e à imagem.
A comunicação pode fazer-se em tempo real (on-line), ou of-line, deixando mensagens.
Faz parte da vertente humana da Internet, acabando por ser a sua vertente mais envolvente, na medida em que as pessoas interagem umas com as outras, recorrendo para isso, a vários programas, cada um com a sua especificidade.
Alguns desses programas e a forma como interagir com eles, serão abordados neste site, bem como a forma mais correcta de o fazer, de forma a disseminar, cada vez, mais este meio de comunicação.

Popularmente, chama-se virtual tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet. Em muitos casos de expressões como "amigo virtual" ou "universidade virtual" o adjetivo "remoto" ou "à distância" se encaixaria com mais propriedade.
Pode-se ter uma ideia melhor sobre o termo "virtual" e suas implicações lançando mão da Semiótica peirceana, que estuda o relacionamento dos fenômenos do universo.
Distância é um termo interessantíssimo para tentarmos avaliar sua dimensão quando passamos a usar a internet e tantos outros meios digitais e virtuais. O virtual é um espaço real como indica Pierre Levy e nossa própria experiência do cotidiano no uso destas ferramentas comprova isso. O trabalho LÁ e CÁ , prêmio Klauss Vianna 2009, utlizou pela primeira vez no mundo a internet como veículo de produção de um espetáculo conectando duas cidades ao mesmo tempo. Um espetáculo em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e outro em Uberlândia, Minas Gerais podia ser visto na outra cidade do próprio espaço cênico e ainda disponibilizado no site. O público viu um trabalho, mas de "ângulos diferentes"1 .

Relacionados