Mdl - mecanismo de desenvolvimento limpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Conforme a sociedade se conscientiza sobre a importância da preservação ambiental, as empresas vão ficando pressionadas a se posicionarem diante de tais problemas.
A fim demanterem-se competitivas e de conquistarem novos mercados, criam alternativas voltadas à sustentabilidade empresarial.
Baseado nas disposições do artigo 12 do Protocolo de Quioto, o MDL(Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) possibilita a redução de emissões de gases de efeito estufa por meio da cooperação entre os países desenvolvidos.
O objetivo do MDL é auxiliar os países desenvolvidos aatingirem suas metas de redução de emissões de gases em países cujo custo seja menor do que em seus próprios territórios, gerando o mercado de carbono, cuja moeda é as Reduções certificadas deemissões (RCEs), onde cada unidade equivale a uma tonelada de carbono retirada da atmosfera e também contribuir para o desenvolvimento sustentável dos países menos desenvolvidos.
O Brasil ocupa o 3°lugar em número de atividades de projetos com 460 projetos (7%), responsável pela redução de 393.527.792 de Tco2 que corresponde a 5% do total mundial, sendo que em primeiro lugar encontra-se a China com2487 (38%) e em segundo a Índia com 1769 projetos (27%).




























DESENVOLVIMENTO
Argumento 1
Uma das principais alternativas que podem serconsideradas como redutores da emissão de gases do efeito estufa são: projetos de captura de gás de aterro sanitário e o uso da biomassa.
Um dos mais conhecidos projetos de MDL é o aterro sanitárioBandeirantes, que está localizado na região metropolitana de São Paulo.
Aterros sanitários são locais onde são depositados os resíduos sólidos, onde existe uma preparação para que não hajacontaminação do lençol freático e de toda área a seu redor, assim como observar a emissão de gases provenientes dos resíduos lá enterrados.
O gás emitido dos resíduos sólidos é o biogás, basicamente...
tracking img