Md Elsa Midori Shimazaki

3014 palavras 13 páginas
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Elsa Midori Shimazaki
Resumo
O texto apresenta a história da educação especial abordando as concepções da respeito das diferenças nos períodos históricos. Enfatiza os períodos da eliminação, das instituições e o período moderno, onde se busca os mecanismos para a integração e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais.
Apresenta algumas legislações que aparam a educação especial.
Introdução
Educação Especial, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional - lei
9394/96, é a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos que por possuírem necessidades próprias e diferente dos

demais

alunos

no

domínio

das

aprendizagens

curriculares

correspondentes a sua idade, requer recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas e adaptadas para que possam apropriar-se dos conhecimentos oferecidos pela escola. As diferenças ocorrem em função de altas habilidades, condutas típicas, deficiência física motora, visual, auditiva, mental, bem como condições de vida material precária.
Para entendermos melhor a transformação dentro da Educação Especial é necessário que façamos um breve relato da história da Educação Especial a qual apresenta três momentos distintos: pré-história da Educação Especial, a era das instituições e época atual (CARMO, 1991).
A história nos mostra que existem pessoas diferentes desde os tempos mais remotos da civilização, mas são poucos os relatos escritos a respeito dessas pessoas. Na Antigüidade havia duas posturas em relação às pessoas doentes, idosas ou deficientes: uma postura era de aceitação, tolerância; outra, majoritária, que optava pela eliminação, menosprezo ou destruição. Esse período é caracterizado pela ignorância e não aceitação do ser deficiente.

2

Algumas tribos que aceitavam as crianças ou adultos com deficiência, mas acreditavam que os maus espíritos habitavam essas pessoas para tornar a todos os
demais

Relacionados