Mcrobiologia - relatório sobre microbiota oral

1234 palavras 5 páginas
RELATÓRIO DE PRÁTICAS 2014
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista ecológico, a cavidade bucal é um sistema aberto. Isto significa que os nutrientes e os micro-organismos são rapidamente introduzidos e removidos desse sistema. Somente se estabelece micro-organismos que possuir capacidade de aderência às superfícies da cavidade bucal ou que, de alguma outra maneira, fique retido. Algumas bactérias podem conseguir refúgio nos sulcos, fissuras ou espaços interproximais dos dentes. Outros micro-organismos têm de utilizar mecanismos específicos de aderência para vencer as forças de remoção das superfícies bucais. As características dessas superfícies são específicas e somente determinadas bactérias são capazes de aderir. Isto significa que a boca possui uma microbiota própria e que a maioria de seus componentes não é capaz de colonizar qualquer outro local do organismo humano.
A cavidade bucal compreende diversos locais distintos, sendo que cada local mantém o crescimento de uma comunidade microbiana característica. A microbiota bucal é composta por uma variedade de ecossistemas bacterianos distintos em diferentes locais, frequentemente com subsistemas existentes no interior do mesmo local. Por outro lado, cada um dos ecossistemas é formado por uma variedade de tipos bacterianos que preferem certos habitats no interior da boca. Para facilidade de estudo, a microbiota da boca é dividida em quatro nichos principais, representados pelo biofilme dentário, sulco gengival, dorso da língua e mucosas da boca.
A coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram- positivas e

Relacionados