Mcluhan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA

No dia 21 de julho de 1911 nascia em Edmonton, no estado do Canadá, um dos maiores teóricos do estudo da comunicação: Herbert Marshall McLuhan. Suas obras completaram o centenário em 2011, e são consideradas como fundamentais no estudo da comunicação, sendo estudadas até hoje.

Seu pai era corretor de seguros, já sua mãe Elsie Hall McLuhan, era uma mulher cosmopolita, culta, bemeducada, fazia pequenas turnês pelo canadá declamando leituras dramáticas.

Sua vida acadêmica começou em 1932, quando estudou Engenharia na Universidade de Manitoba, mas acabou por se formar em Literatura Inglesa Moderna em 1934. Estimulado pela mãe, solicitou e obteve uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em 1939 e em 1943 se tornou doutor em filosofia.McLuhan percebeu cedo que nossa capacidade de observação e aproveitamento do mundo em que vivemos é o que torna a vida suportável. Sua alegria era relacionar as coisas que outras pessoas pensavam não ser relacionáveis.

O trabalho de McLuhan teve início no seu PhD, enquanto estudava Thomas Nashe. Percebeu que se quisesse falar sobre a retórica de Nashe teria que voltar ao começo de tudo.Mergulhou no estudo do Trivium, que era o nome dado na Idade Média ao conjunto de três matérias ensinadas nas universidades: gramática, retórica e lógica, e chegou a acreditar que a história da cultura era a constante luta entre essas 3 maneiras de ver as coisas.

Em seu primeiro trabalho como professor da Universidade de Wisconsin, tentou ensinar literatura mas notou que os jovens não entendiam o queele dizia e sentiu uma necessidade urgente em estudar sua cultura popular. Então resolveu partir para algo que chamaria a atenção desses jovens: a publicidade.

“A publicidade é uma vasta operação militar que pretender aberta e impetuosamente conquistar o espírito humano.”

McLuhan foi um crítico feroz da escola tradicional, segundo ele, o sistema atual prefere criticara mídia ao invés de usá-la de aliada na educação. Para McLuhan, o ponto de partida para a educação é a vontade do aluno em aprender. “A educação escolar tradicional suscita em nós o desgosto por qualquer atividade humana”.

Ao longo de sua vida, produziu cerca de 25 livros entre ensaios literários e estudos sobre a influência dos meios de comunicação no conjunto da sociedade. Em outraspalavras: McLuhan está tão atual ou, talvez, mais do que à época em que escreveu seus artigos. Seu reconhecimento deve-se entre outros fatores, ao pioneirismo no estudo das tecnologias e seus impactos na construção da sociedade humana em suas diferentes fases.

Introduziu as expressões o impacto social, o meio é a mensagem e aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, aoponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia. Seu foco de interesse é a interferência dos efeitos ideológicos dos meios de comunicação nas sensações humanas.



TEORIAS

Na década de 40, começou seus estudos baseado na tese de que “o meio é a mensagem”. É uma das teorias mais polêmicas de McLuhan, segundo ele, enquanto outros teóricos se preocupavam com que a mensagemchegasse ao seu destino, não se preocupavam com o que aconteceria durante o trajeto. O meio é a mensagem porque é o próprio meio que modela e controla. O conteúdo ou uso desses meios é tão variado que nos impede de ver seu caráter.

Para McLuhan existiram três eras da humanidade:

▪ A Era da Comunicação Oral ou Pré-Alfabética;
As mudanças nas interrelações humanas e na estrutura socialforam sendo promovidas pela evolução da comunicação. Hoje nos deparamos com uma transformação tão radical como na idade paleolítica para a neolítica. A alfabetização afetou o homem bárbaro tanto fisiológicamente como psiquicamente.


▪ A Era da Comunicação Escrita ou Alfabética;
Até a invenção da escrita, a disseminação das idéias era feita oralmente e da percepção sensorial....
tracking img