Mclohan

856 palavras 4 páginas
Marshal McLuhan nascido em 21 de Julho e 1911 em Edmonton, Canadá. Hebert Mashall McLuhan levou uma vida dedicada às artes e às humanidades. Foi criada em uma família estruturada da qual recebeu um grande incentivo a carreira acadêmica e quando se tornou educador acadêmico, obteve um grande destaque como teórico da comunicação.
Desde jovem se viu no meio acadêmico, estudou primeiramente Engenharia mas acabou formando-se em Literatura Moderna na Universidade de Manitoba no Canadá. Obteve título como mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de Cambridge. Desenvolveu grande parte de sua carreira como professor e pesquisador na Universidade de Toronto.
Para McLuhan, o estudo dos meios de comunicação poderia trazer a luz para a teoria da época que consistia nas transformações sociais bem mais profundas que as transformações que os conteúdos transmitidos poderiam causar. Seus conceitos ao serem desenvolvidos sobre os impactos das novas tecnologias e os efeitos dos meios de comunicação na sociedade tal como nos indivíduos, causaram polêmica. Ele parte de uma tese central: o Meio é a Mensagem. Sua tese central trata de uma formulação excessiva pela qual o autor pretende sublinhar que o meio, geralmente pensado como simples canal de passagem do conteúdo comunicativo, mero veículo de transmissão da mensagem é um elemento determinante da comunicação. O Meio tende a ser definido como transparente, inócuo, incapaz de determinar positivamente os conteúdos comunicativos veicula. A sua única incidência no processo comunicativo seria negativa, causa possível de ruído ou obstrução na veiculação pela mensagem. Pelo contrário, McLuhan chama a atenção para o fato de uma mensagem proferida oralmente ou por escrito, transmitida pela rádio ou pela televisão, pôr em jogo, em cada caso, diferentes estruturas perceptivas, desencadear diferentes mecanismos de compreensão, ganhar diferentes contornos e tonalidade, em limite, adquirir diferente significados.
Após essa tese central,

Relacionados