Mcdonalds india

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – What is a “Cold Chain”? Explain how McDonalds managed the components of the cold chain. Critically comment on the role played by the unique centralized distribution system in McDonald’s supply chain.

A “Cold Chain” é um sistema logístico, constituído por uma série de processos que incluem o armazenamento, manuseamento, transporte e venda em condições de temperatura controlada (baixastemperaturas) e ideal para produtos perecíveis (ver anexo 1). Abrange toda a cadeia desde a origem até ao consumidor (métodos de colheita, pré-refrigeração, transporte, acondicionamento, etc.) e é desenhada para controlar condicionantes específicas da logística dos produtos sensíveis, tais como: temperatura adequada, duração (prazo de entrega e prazo de validade) e integridade física dos produtos.A infraestrutura logística de uma “Cold Chain” consiste em: instalações de frio, embalagem e sistemas de gestão de informação (assegurar questões de rastreabilidade e controlo). Uma “Cold Chain” com um desempenho adequado permite:
* Reduzir custos (operação, desperdícios, etc.)
* Melhorar a integridade do produto
* Aumentar a satisfação do cliente
* Optimização de gestão de StocksA sua principal característica é que, caso falhe ou tenha um desempenho inadequado em qualquer uma das etapas, todo o sistema pode falhar.
Quando a McDonald´s entrou na Índia, teve de implementar todo um sistema de logística que lhe permitisse operar com o mesmo nível de padrões de qualidade (Cold, Clean and On-Time), apesar de estarem perante uma cultura e infraestruturas diferentes (hábitosalimentares e dificuldades nas infraestruturas de suporte). A “Cold Chain” foi estabelecida entre fornecedores e restaurantes numa ótica de HUB’s e centros de distribuição (3), assegurando um nível de controlo dos parâmetros operacionais e de qualidade em todo o processo, sendo uma inovação na Índia. Desde a recolha da matéria-prima até à distribuição em 14 dias aos restaurantes, este sistemaassentou no estabelecimento de parcerias com distribuidores com excelência comprovada no mercado indiano. Complementarmente, a McDonald´s teve de assegurar na cadeia de valor, capacidade de isolar potenciais situações de contaminação e de controlo de higiene e best practices dos motoristas, promovendo uma constante formação dos fornecedores.
A McDonald’s gere todos os componentes da sua Cold SupplyChain, através de um Sistema de Informação, de Abastecimento e de Fornecimento centralizados (ver Anexo 2).
* A centralização da distribuição é uma decisão estratégica que permite realizar o planeamento dos abastecimentos. Este planeamento está dividido por categorias e/ou fornecedores. As mercadorias são enviadas para stock, cross-docking ou diretamente para as lojas, e este planeamento éestabelecido em função da combinação de quatro critérios: previsibilidade; necessidade crítica da presença do produto; reatividade do fornecedor e condição de armazenagem dos produtos;
* A centralização dos fornecimentos permite o cálculo das capacidades do fornecedor, do entreposto, dos transportes e da receção no ponto-de-venda. São também considerados para planeamento das entregas os eventosexcecionais como feriados, greves, enchentes, modificações em datas de promoções e promoções suplementares.
As vantagens do sistema logístico implementado pela McDonald’s na Índia, alinhada com os seus valores, estratégia e níveis de qualidade, são:
* Melhoria da integridade dos produtos na cadeia do frio;
* Minimização dos custos de stock, com maior rotação dos mesmos (custo do capitalempregue), maior número de artigos e homogeneização logística de embalagens pela utilização de caixas standard;
* Possibilidade de economias de escala;
* Custo logístico total inferior, com menor investimento devido à gestão centralizada;
* Níveis de serviço consistentes, com melhor consolidação de cargas e redução dos custos unitários de transporte;
* Melhor utilização das...
tracking img