Mcdonald's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Religião e Mercado
Sérgio Francisco dos Santos Oliveira


O mercado como permuta de valores ou troca de produtos existiu nas sociedades humanas desde os seus primórdios. Inicialmente se fazia uma simples troca de produtos agropecuários e objetos. A invenção da moeda, posteriormente, veio facilitar muito o comércio, o qual se intensificou e se expandiu, particularmente com aatividade dos mercadores ambulantes, pessoas que viviam da compra e venda de produtos. Mais tarde, muitos desses mercadores fixaram-se nas vilas, contribuindo, dessa maneira, para a formação dos burgos, aglomerados urbanos onde se formou a classe social que cresceu econômica e politicamente: a burguesia, que foi muito importante para a transição da sociedade feudal da Idade Média para a sociedademoderna.
Com o crescimento das cidades, desenvolveu-se uma forma de sociedade diferente daquela que se vivia nos feudos, nos quais as pessoas estavam presas à terra e sujeitas ao senhor feudal, o proprietário da terra. Daí o clima de liberdade que procurou se desenvolver nas cidades, marcando já um distanciamento do poder dos nobres e dos senhores feudais, muitos deles clérigos da IgrejaCatólica Romana. Nas feiras e mercados nas cidades, foram desenvolvendo-se regras e valores próprios da prática comercial, sem a ingerência das leis religiosas. Daí surgiram as bases do sistema de mercado que temos hoje, numa escala muito mais complexa e de dimensões globais, especialmente a partir da Revolução Industrial, em meados do séc. XVIII e completada pelo que já podemos chamar de RevoluçãoTecnológica, no séc. XX, que incluiu grandes avanços nas áreas do transporte, da comunicação e da informação.
Há uma tendência contemporânea para a adoção da lógica do mercado pelas igrejas, ou seja, os valores, os princípios e as práticas próprias do sistema de mercado passaram a ser incorporados à mentalidade e às práticas das igrejas. Bastian (1981, p.185), seguindo Bourdieu e Berger, definiusituação de mercado como a posição de
concorrência de agentes e empresas religiosas que lutam pela acumulação e distribuição de bens simbólicos susceptíveis de encontrar o interesse e a demanda de setores sempre mais amplos da população [...] a lógica de mercado induz uma transformação do tipo de produto ofertado, simbólico e prático. Ela induz também uma autonomização dasculturas religiosas outrora subalternas ao catolicismo.
Vamos destacar cada um dos princípios e práticas que estão contidas no conceito de sistema de mercado e os efeitos de sua assimilação pelas instituições religiosas. Seguiremos, nesta análise, principalmente o pensamento de Berger (1985, p. 149). A secularização conduziu a sociedade a uma “situação de pluralismo, que é, acima de tudo, umasituação de mercado”, cujas características principais, segundo ele, são:
Propaganda: Os produtos são vendidos, o que significa que os produtores precisam de compradores. Para que uma pessoa se torne compradora, ela precisa primeiramente ser convencida da necessidade de adquirir o produto que está sendo oferecido. A venda não é automática. Os clientes não são obrigados a comprar. Portanto,para que ocorra a venda, é preciso despertar a atenção e o interesse dos clientes em potencial. As igrejas adaptadas ao sistema de mercado fazem propaganda de seus produtos religiosos, através de faixas e cartazes, colocadas na frente de seus templos e nas ruas, através do rádio, da televisão, carros de som nas ruas, folhetos, etc., como pudemos constatar em nossa pesquisa.
Concorrência:Diferentes grupos religiosos competem entre si e contra outros “rivais não-religiosos”, na tarefa de oferecer definições e sentidos para o mundo. Acrescentaríamos, além destes produtos citados por Berger, outros produtos oferecidos atualmente por algumas igrejas, tais como serviços de atendimento às necessidades emocionais, aconselhamentos, soluções mágicas diversas para se conseguir sucesso na...
tracking img