Mc donalds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A marca McDonald´s é referência mundial do conceito fast food e o imaginário de sua produção está relacionado à agilidade e padronização dos processos, realizados dentro do espaço de sua loja. Assim, quando o consumidor chega ao balcão e solicita um “número 1” ao atendente, ele espera que o sanduíche dos “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, no pão comgergelim” seja entregue na caixa com o nome Big Mac, além das batatas fritas cortadas em formato palito quentes e crocantes e da bebida escolhida no copo gelado. O trabalho para produzir os itens que compõem a mercadoria “número 1”, portanto, na visibilidade da loja, inicia-se com o pedido na caixa registradora, passa pela cozinha e termina na bandeja, embalado para consumo.

No entanto, há umprocesso complexo que ocorre antes do pedido do consumidor por determinado produto. A produção de cada elemento que está presente nos processos de montagem e finalização depende da materialidade de agricultores, indústrias e fornecedores diversos. Sendo assim, para que o consumo do trabalho imaterial da cozinha dentro da loja McDonald´s seja possível, são necessárias diversas etapas de trabalhopara criar sua materialidade.

Como se ergueu o Império do ramo fast-food
A história da transformação do McDonald’s na maior rede de serviço rápido do mundo começou quando Ray Kroc, seu fundador, obteve a licença do método de preparo de hambúrgueres empregado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. Aos 52 anos, Ray Kroc, ex-caixeiro viajante e bem-sucedido representante de vendas de batedeiraspara milk-shakes, ficou impressionado com a rapidez do serviço e resolveu propor um negócio. A história começou em 1954, quando Ray Kroc conheceu o restaurante dos irmãos Dick e Maurice McDonald, administrado com notável eficiência na cidade de San Bernardino, Califórnia. Esse restaurante foi fundado em 1948, quando os dois irmãos resolveram transformar seu Drive-In no primeiro McDonald’s, comcardápio limitado, Self-Service e Drive-In. As pessoas faziam fila para comprar um hambúrguer por 15 centavos ou uma porção de batatas fritas por 10 centavos. Kroc imaginou que se os McDonald abrissem mais 10 estabelecimentos, ele poderia vender 80 multimixers.
Os irmãos já tinham vendido franquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a imagem do estabelecimento. Mesmo assim, Krocconvenceu-os a abrir novas lojas. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exata daquele de San Bernardino. Negócio fechado, em abril de 1954 o ex-representante comercial inaugurou seuprimeiro restaurante em Des Plaines, no Estado de Illinois. A idéia era servir hambúrgueres de boa qualidade, com serviço rápido e cortês, em um ambiente totalmente limpo – conceitos até hoje ligados à marca. Começava naquele momento uma revolução na indústria e na história da alimentação mundial. Um ano depois, Ray Kroc já tinha montado uma cadeia com mais de 20 restaurantes espalhados pelo territórionorte-americano. Em 1958 completava a venda de mais de 100 milhões de hambúrgueres: o porte do negócio começava a ganhar expressão. No início dos anos 60, a dedicação de Kroc aos estabelecimentos era total, e logo se cansou da letargia dos irmãos McDonald. Com a ajuda de um investidor desembolsou US$ 2,7 milhões e comprou a parte dos irmãos McDonald’s no negócio. Nesta mesma década, osestabelecimentos ganharam lugares para se sentar, além da letra “M” em arco no seu logotipo (1962). No ano de 1964 foi introduzido o Filet-O-Fish, que depois viria a se chamar McFish.
Em 1967, com quase mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, o McDonald’s iniciava sua escalada internacional, abrindo uma loja no Canadá e outra em Porto Rico. Um ano depois a empresa lançou no mercado seu produto de...
tracking img