Mba petroleo e gas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIACAO 04
1 – QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EVENTUAL EXISTÊNCIA DE CONFLITOS EM UMA EQUIPE DE TRABALHO?
Os conflitos existem por fazer parte de um processo de evolução natural e são necessários para o desenvolvimento de qualquer sistema. Cada indivíduo pertencente desse grupo possui valores, crenças, perfis pessoais e profissionais, visões e expectativas, como numquebra-cabeca em que cada um tem seu papel e é fundamental a união de todas as peças para a conclusão do objetivo, cada peça é diferente e tem seu lugar específico e certo para estar.
Às claras vantagens dessas diferenças seriam devido à diversidade de informações ou fonte de informações que cada um possui, com vários pensamentos e modos de pensar em determinados assuntos, o que seria vantajoso é unirtodas essas informações para um objetivo comum em consenso de todas as partes envolvidas, gerando novas idéias, dividindo a centralização dos poderes, novas formas de enfrentar um problema. Sabendo utilizar a ferramenta comunicação para melhor solucionar o problema de conflitos internos. O conflito é fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que serevela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. Em alguns momentos, e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário se não se quiser entrar num processo de estagnação. Assim, os conflitos não são necessariamente negativos, a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações. O manejo de situações de conflitoé essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflituosas, dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de crescimento mútuo.

Já podendo destacar as desvantagem perante a isso, pela não solução desses conflitos, acarretando assim em desentendimentos, ressentimentos, magoas, antipatias, isolamentos, atritosdesnecessários, desmotivação, desvio de foco dos objetivos, insatisfação.

2 – QUAIS AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER USADAS NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA UM CONFLITO? COMENTE CADA UMA DELAS.
Inicialmente, compreender a origem do problema e chegar a um ponto comum que seja eficaz para sua dissolução, atuando de forma moderada e imparcial. Porém compreender a diferença existente de cada um eaceitar que ninguém é melhor do que ninguém e que há visões e expectativas diferentes sobre o mesmo fato não é tão fácil assim.
Mas já sabendo das diversidades pessoais de cada individuo, cabe a cada um juntamente com o gestor ou líder equilibrar as diferenças e usá-las desenvolvendo as divergências de opiniões, amadurecendo as idéias e formatando de modo sensato e coerente, acrescentando valores,fontes e soluções ao assunto abordado. O que não pode ser feito é julgar, discriminar, desvalorizar, e muito menos desrespeitar as idéias colocadas por cada membro que se portar naquele momento ou ocasião.
Saber ouvir independente da situação ou momento, saber o momento certo de falar, conhecer todo o território em que se engloba aquele assunto, focalizando as metas e, evitando uma forma ou de outraque os membros por motivos de desentendimento se ataquem pessoalmente pelas divergências, procurar entender o ponto de vista de cada um e não somente julgar se certo ou errado a colocação daquele indivíduo, pois todos nós somos passíveis a falhas, honestidade e clareza de comunicação sempre com os envolvidos, negociar sempre e mediar perante o desequilíbrio.
Entre outras estratégias, para sermais claro agora podemos citar exemplos para cada uma delas: criar uma atmosfera afetiva (ser o mediador do momento, ouvindo todos os pontos a serem abordados por cada um conhecendo seus pontos de vistas, tranqüilizando o momento e deixar que todos coloquem suas opiniões); esclarecer as percepções (deixar claro coletivamente o que cada um se portou em dizer, fazer com que todos entendam o ponto de...
tracking img