Mba ges

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tão
Nome da Revista
Vol. X, Nº. N, Ano YYYY

Mauricio de Souza de Oliveira
Anhanguera Educacional
mausouzaoliveira@gmail.com


Orientador
Pedro Roberto Filho
pedrorobertofilho@soaresesilva.com


UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÃO PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS LOGISTICOS





Resumo

O trabalho tem como objetivo mostrar as vantagens com utilização de softwares de simulação para aotimização de processos logísticos. Apesar de pouco utilizado nas indústrias, esse tecnologia pode ajudar em tomadas de decisões sem a necessidade de investimentos como aquisição de máquinas e/ou contratação de mão-de-obra. Existem alguns softwares no mercado, porem exige um investimento mediano e uma equipe qualificada, para tornar a simulação mais fiel.

Palavras-Chave: Processos logísticos,software, simulação, indústrias e investimento.

abstract

The study aims to show the advantages of using simulation software to optimize logistics processes. Although not widely used in industry, this technology can help in making decisions without the need for investment and acquisition of machinery and / or hiring of labor. Some software on the market, but it requires an investment medium and aqualified team to make the simulation more accurate.

Keywords: Logistics processes, software, simulation, and investment industries

1. Introdução

AS EMPRESAS BUSCAM CADA VEZ MAIS REDUZIR CUSTOS E DESSA FORMA CONSEGUIR VANTAGENS COMPETITIVAS NO MERCADO. OS CLIENTES QUEREM CADA VEZ MAIS PRODUTOS COM QUALIDADE E BAIXO CUSTO.
Diversas técnicas são aplicadas nosprocessos fabricação para conseguir reduzir os custos com a manufatura do produto. Através da redução dos 7 desperdícios (excesso de produção, inventário, transporte, processos desnecessários, baixa qualidade, excesso de movimentação e espera), os custos com a produção são reduzidos drasticamente.
Algumas mudanças no processo produtivo requerem gastos com compra de equipamentos caros econtratação de mão de obra. Isso faz com que algumas empresas acabem desistindo de realizar as melhorias.
Com a utilização de softwares de simulação de eventos discretos, os gestores das empresas conseguem reproduzir o cenário desejado com a melhoria e estudar as melhores opções sem a necessidade de investimentos.
O uso de simulação computacional teve inicio na década de 50 parauso militar, mas somente nos anos 90 ela passou a ter utilização em outras áreas. Essa expansão parar outras áreas se deve ao fato dos computadores terem aumentado a sua velocidade de processamento, os softwares estão com interface mais fácil de manipular, etc.
Apesar de várias vantagens, a utilização de softwares de eventos discretos requer um tempo considerável para a elaboração domodelo a ser estudado. Isso faz com que as empresas desistam dos modelos simulados e utilizem técnicas analíticas, que apesar de ter uma menor precisão, alcança o resultado em um menor espaço de tempo. Em alguns casos, as empresas utilizam a experiência de seus analistas e engenheiros para as tomadas de decisões.
Mesmo com sendo necessário a utilização de um tempo considerável para aelaboração do modelo computacional, o que algumas empresas esquecem é que uma vez criado o modelo, torna-se extremamente fácil e rápido a previsão de diversos cenários através da alteração de demandas de produção. Além disso, realizar um estudo extremamente complexo através de técnicas analíticas consome tanto tempo quanto realizar o mesmo estudo nos softwares de simulação.

2. DESENVOLVIMENTO2.1 AMBIENTE
O estudo será realizado em uma empresa multinacional de grande porte situada na região de São Paulo-SP. A empresa possui cerca de 1500 funcionários e um faturamento mensal de R$ 2.000.000,00.


2.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.2.1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Quando pensamos em um projeto, normalmente temos a idéia errada do seu significado. Achamos...
tracking img