Maze

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA O&M
PROFESSORA MARIA HELENA MICHEL


QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO - QDT


CONCEITOS
• Técnica de organização de processos que mede a eficiência de um determinado setor administrativo
• Instrumento utilizado para analisar a efetividade na realização das atividades e atribuições das unidades da empresa, visando à distribuição e realização criteriosa, racional e balanceada dastarefas.
• Instrumento utilizado para analisar a efetividade na realização das atividades e atribuições das unidades da empresa, visando à distribuição e realização criteriosa, racional e balanceada das tarefas.

PÚBLICO ALVO
Essencialmente válida para níveis operacionais, pois mede tarefas exercidas, tempo gasto, e frequência. OBS: não se presta para medir o trabalho gerencial-tático, apenasgerencial-operacional. Nem se adapta a medir tarefas pouco normativas e adhocráticas, como desenvolvimento e manutenção de softwares, propaganda, cinema, teatro. Enfim, presta-se mais ao serviço burocrático, das áreas-meio e de produção.


CONCEITOS QUE DEVEM SER DOMINADOS PELO PROFISSIONAL QUE IRÁ ELABORAR UM QDT
O QDT é uma técnica para analisar TAREFAS. Dominar esses conceitos é importante para oanalista; não para o funcioanário que vai responder ao QDT (o funcionário do setor). Ao funcionário é solicitado, apenas, que preencha o quadro com o que ele faz. O analista, ao analisar as tarefas informadas pelo funcionário, é que fará as críticas que envolverão e separarão os conceitos abaixo:

1. FUNÇÃO
Agregação de atividades análogas, interdependentes; se encadeiam num único campoespecializado de trabalho, devendo, assim, para maior eficácia, ter o seu desenvolvimento alocado a uma unidade organização específica, sob uma única direção.


2. ATIVIDADE
Agrupamento de tarefas complementares, correspondendo a um conjunto de tarefas/ações de cada unidade organizacional, com consumo de recursos e orientação um objetivo definido. Ex.: a função de compras se decompõe, emhipótese, por exemplo:de mercado, seleção de fornecedores, licitação, julgamento, adjudicação, diligenciamento, etc.


3. TAREFA
Meio pelo qual se atinge cada atividade ou objetivo global de cada unidade organizacional, compreendendo uma ou mais rotinas (passos, movimentos, micromovimentos) referentes aos empregados. Ex.: a atividade de licitação envolve as tarefas de elaboração de um edital,recebimento de propostas, efetividação do mapa comparativo de preços, etc.


CONCEITOS IMPORTANTES PARA A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UM QDT
1. NATUREZA
Finalidade, objeto de trabalho, área funcional


2. SIMILARIDADE
Mesma “família”, identificação, mesmos processos, mesma legislação, mesma linguagem


3. COMPLEMENTARIEDADE
Passos e fases da tarefa ficam no mesmo setor, sempre que possívelSISTEMÁTICA DE ELABORAÇÃO DE UM QDT
1. Registro das tarefas individuais, com a alocação do tempo gasto e frequência pelo funcionário
Deve ser solicitado a cada funcionário que preencha um formulário (ver modelo anexo), no qual ele colocará todas as suas atribuições, sem que ele distingua (mesmo porque ele não sabe fazê-lo) atividades de tarefas). Ele deverá informar, estimandamente, o tempo gastocom cada atribuição e a frequência (se semanal, diária, mensal). As atribuições menos importantes ou mais esparças, ele poderá colocar em um item: DIVERSOS, sem a necessidade de informar frequência ou tempo, a menos que queira).


Após preenchidos os formulários individuais, a equipe de analistas (no caso, os grupos de trabalho) analisarão todos, obedecendo aos passos seguintes.

2. Agrupamentodas tarefas em atividades do Setor, por natureza, similaridade e complementariedade
Montagem de um quadro do setor, englobando apenas as atividades (não os passos de cada uma delas), para criar o perfil do setor. Para diferenciar atividade de tarefa, busca-se as finalidades do setor, aquelas que fornecem os produtos, a razão de existir o setor, as as situações mais nobres para as quais o...
tracking img