Mayara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O racismo na Austrália demostrado no clipe Let´s Dance, de David Bowie
O clipe da música Let´s Dance é ambientalizado na Austrália, cujo país foi colonizado pelaGrã-Bretanha em 1787, servindo como local de exílio de criminosos. Antes da colonização da Austrália, a população era marjoritariamente aborígena. Com a colonização, osaborígenes sofreram violência física, social e cultural que teve como consequência a população de 40 mil aborígenes, sem falar dos mestiços.
O videoclipe demonstra a dominaçãodo europeu branco sobre a população nativa, como o primeiro, o dominador do capital e a segunda como dominada, com os efeitos que a Revolução Industrial e o imperialismobritânico trouxeram para a região, demonstrando que atualmente perdura os efeitos da colonização, neoliberalismo e a Revolução Industrial, contextualizando a cena que oaborígene trabalha arduamente na fábrica e ter que carregar um carro sozinho no meio da rua.
O racismo que Bowie queria retratar no clipe é de quebrar o racismo que aAustrália tem com a população nativa e, em uma entrevista, Bowie diz:
...."As much as I love this country," he says, "it's probably one of the most racially intolerant inthe world, well in line with South Africa. I mean, in the north, there's unbelievable intolerance. The Aborigines can't even buy their drinks in the same bars-they haveto go round the back and get them through what's called a 'dog hatch.'
O ritmo da música, juntamente com a iniciativa do casal de aborígenes dançarem conforme o somtocava encaixa-se como uma crítica ao panorama preconceituoso na Austrália, como se a minoria australiana pudessem se libertar das consequências da colonização britânica.
tracking img