Maxismo e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mikhail Bakhtin, nesta obra, procura realizar uma reflexão sobre a Filosofia da linguagem, utilizando à ótica marxista, ou seja, possuindo como aporte teórico o Marxismo. Logo,ressaltando que a palavra é um signo ideológico por excelência, que reflete e refrata a realidade social, destaca a natureza ideológica dela como signo linguístico, frisando seu caráter social,dialógico e interativo.
O primeiro capítulo “Indica o lugar dos problemas da filosofia da linguagem dentro do conjunto da visão marxista do mundo”. Para chegar ao seu objetivo, o autorafirma que tudo o que é ideológico é um signo, e sem estes não existiria ideologia. Essa é a frase fulcral da abordagem do autor no primeiro capítulo. O signo, por sua vez, possui duasrealidades, aquela que existe por si mesmo, e outra simbólica, aquela que reflete e refrata uma determinada realidade e que nem sempre é fiel a ela, por vezes pode distorcê-la ouaprendê-la de um ponto de vista específico (papel da ideologia).
Bakhtin aduz que os signos – no caso aqui abordado, palavra, fala, língua, texto – só pode surgir em um terreno interindividual,ou seja, é necessária a existência de sujeitos que estejam socialmente organizados, constituindo, portanto, um grupo. Os signos são o alimento da consciência individual, ele a entende –a consciência – como um fato sócio ideológico. A lógica da consciência é a lógica da comunicação ideológica. Para o autor, o signo e a ideologia são englobados por um conceitofundamental: O discurso. Todo signo cultural quando compreendido e dotado de um sentido, não permanece isolado, ele vira parte da unidade da consciência verbalmente constituída.
Os domínios dossignos correspondem aos domínios do ideológico e, portanto, onde se encontra o signo, encontra-se o ideológico. Conforme Bakhtin “tudo que é ideológico possui um valor semiótico.” (p.33).
tracking img