Maxima Eficiencia Enrgetica

923 palavras 4 páginas
Casas em Madeira

Começa a ser cada vez mais comum encontrar casas em madeira na paisagem portuguesa. Além da rapidez de construção, este tipo de edificações apresenta inúmeras vantagens.
• Isolamento térmico – Ao tocar numa parede de madeira consegue perceber que esta tem sempre uma temperatura agradável. Isso acontece porque a madeira retém o calor, libertando-o lentamente ao longo do dia.

Isolamentos

O sistema de isolamento e os materiais utilizados determinam não só a sua eficácia como as repercussões no meio envolvente e na vida dos moradores. Existem actualmente no mercado isolamentos térmicos e acústicos feitos à base de produtos naturais.
• Fibra de celulose (papel de jornal) – Misturado com sais de boro, este produto adquire um aspecto semelhante ao algodão e à lã. De fácil aplicação, pode ser projectado, insuflado ou injectado nas paredes, pavimentos, tectos e coberturas, permitindo assim o isolamento de casas já habitadas.

• Madeira – Placas em fibra de madeira, aglutinadas apenas pela lignina (substância natural da madeira). Eficaz como isolamento acústico e térmico, este material pode ser aplicado no exterior das construções recebendo o revestimento final.

Isolamento

- Coberturas: O correcto isolamento das superfícies pode reduzir até 30% do consumo de energia. Utilize placas de poliestireno estrupido (“roofmate”), lã de rocha, etc., para isolar a laje ou telhados da sua habitação.

- Paredes exteriores: na construção de uma casa aplicar sempre isolamento continuo, no interior da parede dupla ou no exterior da parede, de poliestireno expandido, poliestireno estrudido ou outro material isolante. A aplicação exterior é recomendada nas remodelações dos edifícios.

- Pontes térmicas (vigas, pilares, intersecção com lajes, ombreiras de portas e janelas): Quando o isolamento é efectuado em parede dupla, é necessário isolar as pontes térmicas de modo a evitar o aparecimento de humidade e manchas de bolores localizadas, devido às condensações. Se

Relacionados