Max werber eo pensamento sociologico

643 palavras 3 páginas
MAX WEBER

Max weber nasceu em 1864 na Alemanha e faleceu vitima de pneumonia em Monique no ano de 1920. Formação familiar protestante, o pai era advogado e politico.

Em 1882 Weber inicia estudos universitários em Direito, historia, economia e teologia, em 1892 começou a trabalhar como advogado e professor em Berlim.

Weber juntamente com Durkheim são dois clássicos que contribuíram para a profissionalização da sociologia eles se preocuparam em dar a ela um método e um objetivo de estudo. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização que provem da sociedade moderna e capitalista. Seus estudos também contribuíram para a economia, sua obra mais famosa e A Ética Protestante e Espirito do Capitalismo com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião, Weber argumenta que a religião era uma das razoes do porque as culturas orientais e ocidentais se desenvolveram de forma tão diferentes.

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para agi-lo, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

Na sociologia Weber cria alguns critérios para definir ação social, longe de ser uma definição simplista Weber diz que só existe ação social quando o individuo a faz orientando-se pela ação dos outros.

Weber estabelece quatro tipos de ação social:

1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim. Ex.: um indivíduo estuda porque quer passar de ano;

2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a

Relacionados