Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Max Weber (1864–1920) é um clássico da sociologia que estudaremos aqui. Weber não pode ser considerado somente um sociólogo; seus interesses e preocupações foram além da sociologia,abrangendo áreas como Economia, Direito, Filosofia e História.

Weber nasceu na Alemanha, onde viveu a maior parte de sua vida acadêmica. Estudou o desenvolvimento do capitalismo moderno e a formadiferenciada da sociedade moderna em relação a outros tipos de organização social.

Foi influenciado por Karl Marx, a quem também criticou em relação a algumas teorias. Além de Marx, a obra de Weber teveinfluência de Nietzsche, do qual herdou a concepção sobre a “vontade de poder”, que torna a realidade social compreensível. É o interesse pelo pluralismo democrático.

A originalidade de Weber estáno refinamento desta e outras concepções de sua época: uma Alemanha envolvida no debate entre o pensamento social e filosófico, o positivismo e seus críticos. A discussão girava em torno daespecificidade das ciências naturais e as ciências do espírito com a possibilidade de formulação de leis.

Quando estudamos os autores, é importante conhecermos um pouco além de suas teses e conceitos;devemos analisar em que linha de pensamento sociológico eles se inseriram e comparam um autor com outros, destacando suas diferenças e pontos de convergência.

Para Weber, a Sociologia deveria centrar-sena ação social e não em suas estruturas. Daí a crítica à concepção materialista da história de Marx, que veremos posteriormente.

Na teoria weberiana, as idéias e motivações humanas são as forçasimpulsionadoras da mudança. Idéias, valores e crenças originariam as transformações.

Então, qual seria a tarefa da sociologia para Weber?

Seria entender o sentido por detrás das ações que formamuma complexa rede de ações e relações sociais na estrutura das sociedades.
A objetividade do conhecimento e o "tipo ideal"
Um conceito weberiano essencial é o de tipo ideal. Para entendê-lo, é...
tracking img