Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber entre o parlamentarismo e o presidencialismo [1]

Carlos Eduardo Sell[2]

RESUMO: Fruto de sua intensa discussão intelectual no debate político alemão dos primeiros anos da República de Weimar, Weber apresentou seu diagnóstico da democracia contemporânea, entendida enquanto “democracia plebiscitária”. O presente texto retoma este debate e reflete sobre as escolhas institucionais deWeber que transitam na direção do parlamentarismo (Parlamento e Governo na Alemanha Reordenada) para o presidencialismo (O Presidente do Reich). Busca-se ainda refletir sobre o significado e o alcance desta mudança na teoria de Weber, apontando não apenas sua compreensão da democracia, mas, especialmente, destacando como a dimensão institucional da vida democrática ocupa um lugar chave e centralnos últimos textos de intervenção weberianos. Ao final, aponta-se para alguns desdobramentos e reflexões que estes conceitos permitem, seja na compreensão da teoria democrática presente em Weber, seja nas possibilidades que daí emergem para a reflexão da própria democracia per se.
PALAVRAS-CHAVE: Weber, democracia, parlamentarismo, presidencialismo.

Ao avaliar os rumos do Estado alemão nosprimeiros anos da República de Weimar, Weber mostrou uma notável mudança de postura política. Enquanto o Weber de 1917 (Parlamento e Governo na Alemanha Reordenada) apresenta um renovado parlamento como a dimensão fundamental da democracia moderna, o Weber de 1919 (o Presidente do Reich) não tem dúvida em afirmar que “é necessário absolutamente que o futuro presidente do Reich seja eleito pelopovo” (Weber, 2004b, p.503). De um lado, um Weber “parlamentarista” e, ao final, uma visão legitimamente “presidencialista”. O que terá acontecido? Qual o significado e o alcance desta mudança? A abrupta mudança weberiana desencadeou importantes polêmicas nas quais estavam implicadas não apenas a questão em si mesma, mas todo o conjunto do pensamento weberiano. Estes debates, de forma geral, estãoassociados a duas questões.
A primeira tem a ver com a orientação político-ideológica de Weber. Neste caso, os estudiosos se debatem com a dificuldade em estabelecer qual a relação existente entre os elementos nacionalistas de seu pensamento e sua adesão aos ideais liberais. Para um determinado grupo de autores (MAYER, 1985 e MOMMSEN, 1967), Weber representa uma forma de “liberalismoimperfeito”, limitado pela preocupação em afirmar o poder imperialista da Alemanha. A postura weberiana seria um reflexo da ambigüidade das forças liberais alemãs que, em nome do perigo socialista, teriam aderido ao projeto conservador de Bismarck. Posições mais recentes (BEETHAM, 1985 e 1989; HENNIS, 1996 e GIDDENS, 1988), contudo, procuram realçar, com veemência, o caráter genuíno da visão liberal deWeber. Dentre eles, Bellamy (1994) identifica em Weber um liberalismo sociológico cujo eixo era a reflexão sobre a plausibilidade de realização dos valores liberais de autonomia e autodeterminação diante de um capitalismo que parecia negar esta possibilidade.
O desacordo em relação a este tópico está ligado à dificuldade de estabelecer o cerne e o eixo da reflexão política weberiana. Nestecaso, o debate tem a ver com a descontinuidade dos escritos político-conjunturais deste pensador que recobrem, essencialmente, dois momentos. No primeiro, que vai de 1892 a 1897, destaca-se sua aula inaugural em Freiburg, intitulada “O Estado Nacional e a política econômica”. O segundo período inicia-se após a retomada de seus trabalhos (depois de um longo período de crise) no ano de 1906. Nesteperíodo vemos Weber particularmente interessado com os rumos dos acontecimentos políticos na Rússia[3]. Neste mesmo estágio devem ser colocados os escritos que recobrem o final do Segundo Império e os primeiros anos da República de Weimar. No contexto de re-organização política que a Alemanha vive, Weber insere-se de forma intensa no debate político, resultando daí inúmeros textos, dentre os quais...
tracking img