Max weber

Páginas: 4 (974 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR ANDRE MICHELATO

“A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER”

LIVRO: FREUND,Julien. A Sociologia compreensiva. “Sociologia de Max Weber”. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987, páginas 67-99.


Aluna: Elizete Delfino
SOCIOLOGIA III

Resenha:
A SociologiaCompreensiva, desenvolvida por Max Weber (1864-1920), estuda o homem e seus atos. Estes atos são orientados através das relações dos grupos sociais. Através de Weber fundamenta-se a Sociologia Compreensivaou Interpretativa onde é possível a compreensão da significação cultural atual de fenômenos. A Sociologia Compreensiva de Weber e as estruturas e leis sociais, orientam na interpretação baseada naexperiência dos fatos reais; na compreensão de questões como desvios de condutas.
Max Weber vê a Sociologia como uma ciência que compreende a ação social, considera os indivíduos e seus atos comoprincipio do estudo, entende que a compreensão aparece a partir de como o indivíduo vê determinada ação. Os objetivos são: sentir a atividade ou uma relação do indivíduo, baseado nos significados, namotivação das ações sociais e analisar os fatores que influenciam no comportamento humano. Para Freund (1987, p. 70) “a sociedade não é um essencial em si mesma, mas se constitui de toda espécie de redes derelações, de intercâmbios e de conflitos provenientes das diversas orientações da atividade humana: a política, a economia, a religião, o direito, a arte (...). Neste sentido, podemos falar de umasociologia política, econômica ou religiosa(...) cada uma destas disciplinas uma função e problemas próprios mas se constituem em uma delas a partir do momento em que começam a compreender do ponto devista sociológico(...)”.
Weber, usando o método da compreensão às ações humanas sociais elabora os fundamentos de uma Sociologia Compreensiva ou Interpretativa - Compreensiva no sentido de que abre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • max weber
  • Max Weber
  • Max Weber
  • Max weber
  • Max Weber
  • Max weber
  • Max weber
  • Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!