Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eduardo Vendramini Antunes

Max Weber

"Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."

Dois Vizinhos – PR
Março de 2013
Introdução

Este trabalho temcomo objetivo mostrar um pouco sobre a biografia de Max Weber e também as suas contribuições a sociedade, com a importância de entender as ações do individuo sendo influenciada por outros dentro de umgrupo.
Maximilian Karl Emil Weber nasceu em Erfurt, 21 de Abril de 1864 e faleceu em Munique no dia 14 de Junho de 1920,foi o grande elaborador da sociologia na Alemanha,um pouco mais tarde do que aFrança, que foi impulsionada pelo positivismo.
Considerado um dos fundadores da sociologia moderna, sua influencia refletiu também na economia, na filosofia, no direito, na política e naadministração. Sua metodologia, que levava em conta o objeto particular das ciências sociais, era as ações humanas.

Max Weber
Max Weber definiu as ações sociais na sua obra chamada “Economia e Sociedade”,publicada dois anos após sua morte, e nessa publicação ele argumentava a relação da economia com as outras formas de vida, como a arte, a religião, o direito e entre outras. Para ele a sociedade poderia sercompreendida a partir do conjunto de ações individuais, sendo todo o tipo de ação que o indivíduo faz, orientando pelas ações dos outros.
Para Weber só existe ação social, quando o indivíduo tentaestabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Ele estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não é a realidadesocial:
1 – Ação Tradicional: Aquela determinada por um costume ou um hábito enraizado;
2 – Ação Afetiva: Aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
3 – Racional com relação a valores:Determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;
4 – Racional com relação a fins: Determinada pelo cálculo racional que...
tracking img